domingo, 16 de fevereiro de 2014

A nossa Alma Gémea


O dia dos Namorados passou e, como é normal, os desejos, a alegria, os jantares, os passeios, os ramos de flores esgotados, os chocolates, as juras de amor, as músicas, os poemas e as cartas, encheram o mundo à nossa volta. 

E aqueles que estão sozinhos e desejam um dia também celebrar o seu Amor? 
A pergunta que todos fazemos, os solteiros, é - será que um dia também irei encontrar a minha cara metade, a minha alma gémea?

Vou começar com uma história:
Uma jovem arqueóloga encontrou, numa escavação que estava a fazer, uma lâmpada. Ela esfregou a lâmpada e um génio apareceu. Ele concedeu-lhe 1 desejo. Ela ponderou durante algum tempo e finalmente disse: 'Desejo paz no mundo, entre as nações e toda a humanidade'. O génio pensou sobre o assunto e respondeu: 'Isso é impossível! As disputas entre os homens são muito antigas e profundas; por favor, pede tudo menos esse desejo..'. Um pouco desiludida, a jovem arqueóloga pensou e finalmente disse:' génio, algures no mundo existe o homem com quem estou destinada a ficar; eu desejo encontrá-lo.. alguém que seja bonito, inteligente, que me apoie, que tenha um bom sentido de humor, alguém que me ajude em casa, que não esteja sempre a ver televisão ou no computador, que adore crianças, que tenha um emprego bom, que pense primeiro na minha felicidade, alguém que vá às compras comigo!, alguém que se dê bem com a minha família..eu desejo encontrar esse homem!'. O génio, considerou e pensou muito sobre o desejo da moça e respondeu: ' deixa-me ver o que eu posso fazer em relação à Paz entre os homens'.

Eu não acredito que exista apenas uma pessoa certa para nós. Acho que o mundo, ajudado por poetas, escritores, até filmes e músicas, criaram uma ideia errada de que -algures no mundo- está a pessoa certa para nós, a tal alma gémea. Ensinam que a nossa caminhada passa por encontrar essa -única- pessoa, que irá ser perfeita para nós; a única pessoa que iremos amar como não poderíamos amar nenhuma outra. 
Acredito que passamos muito tempo à procura de uma pessoa específica e, no processo, perdemos inúmeras oportunidades maravilhosas para amar. Isso acontece por algumas razões:

- perfeição: procuramos a pessoa que é perfeita para nós mas que já vem com "tudo feito", isto é, não tem falhas ou, se as tem, elas são mínimas. Procuramos por aquela pessoa que nos irá complementar em tudo, que irá fazer com que a paixão e o amor durem, e durem, e durem, sem ser preciso muito esforço. Gostava de afirmar que as pessoas que pensamos ser perfeitas são aquelas que nós não conhecemos bem. A perfeição não é algo que se encontra mas sim que se cria, a dois, numa relação. É apenas limando as arestas, polindo bem, aplicando muita pressão e calor, que um diamante em bruto se torna na pedra preciosa que todas as mulheres gostariam de ter, a brilhar, no topo de um anel colocado no seu dedo. 

- medo: medo da rejeição, medo de falhar, medo de não estar à altura. Por vezes não vivemos um amor porque estamos a viver no medo. O medo de ser rejeitado é algo que assusta muitos; preferem ficar a imaginar como seria estar com quem amam, do que tentar algo e ver o seu sonho destruído porque ela disse que não. A prisão da indecisão é aquela que impede muitos de encontrar a felicidade.. acreditem.. eu sei.

indisponibilidade: aqui está um que poucos pensavam existir. Por vezes não estamos a viver um verdadeiro amor porque estamos simplesmente muito ocupados a viver paixões e não amores. Falo por mim, se vejo uma moça que gosto a namorar com outra pessoa (seja a sério ou na "brincadeira") então eu não irei perder tempo a tentar algo com ela - ela está ocupada. Provavelmente muitos homens e mulheres já perderam a oportunidades maravilhosas porque estavam a viver aventuras ou relações pouco significativas. Outro factor análogo são as pessoas que estão indisponíveis porque simplesmente "não estão em lado nenhum" (contra mim falo). A nossa alma gémea dificilmente irá bater à nossa porta e pedir-nos para sair com ela (se isso acontecer eu altero - imediatamente - esta frase). 

O segredo para encontrar a pessoa certa é simplesmente encontrar muitas pessoas, isto é, o segredo é conhecer muitas pessoas, ter amigos, sair com amigos, ir a actividades sociais até do próprio emprego. Algures no nosso circulo de amigos e conhecidos, estará aquela pessoa que irá fazer o nosso coração acelerar (e o raciocínio falhar..). Depois de a encontrar-mos é preciso entrar em acção! Isto implica falar com essa pessoa, convidar para algo a sós - é complicado conhecer realmente alguém se estão sempre em grupo ou em actividades sociais. Acredito que é apenas quando se está a dois, seja a passear ou a jantar fora, que é possível manter conversas mais interessante e realmente se dar a conhecer, sem distracções, sem ruído de fundo.  A partir do momento em que fazemos o compromisso de amar - incondicionalmente - quem está ao nosso lado então, é nesse preciso momento, que nos tornamos almas gémeas.

Para quem já encontrou apenas posso dizer uma coisa - nutram esse amor, cuidem bem dele. Manter a chama do amor acesa é preciso trabalho e dedicação de ambas as partes. 
Para quem, como eu, ainda anda à procura gostaria de dizer para nunca desanimarem. Podem ser rejeitados 1,2,3 -- 20 vezes mas devemos sempre tentar e continuar a caminhar. Os homens devem ser mais corajosos e dar o primeiro passo. Não caiam no erro de pensar que ela nunca irá sair comigo; acredito que há muitas mulheres a pensar porque é que ninguém as convida para sair e o problema poderá estar no facto de os homens não terem coragem, ou a auto-estima, para as convidar. Ás mulheres também deixo um recado.. sejam meigas!! e não procurem a perfeição em alguém que ainda não viveu o suficiente para sequer entender o verdadeiro significado dessa palavra. A perfeição atinge-se a dois.


Para finalizar, gostaria de complementar este texto com o link para a alma gémea dele - O Amor não é para nós  , acho que ficam bem juntos.

1 comentário:

  1. O egoismo que hoje esta a nossa volta ultrapassa o AMOR. Poucos sao os que querem dar e muitos os que querem receber. So dando, incondicionalmente, atingimos a felicidade que todos querem e ninguem se esforca por conseguir.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.