(O tema deste texto foi sugerido por uma leitora ^_^ )
Solidão..
Acho que este sentimento; este estado de alma, é algo cada vez mais comum no mundo em que vivemos. Podemos viver numa casa cheia de pessoas, podemos ter um emprego no qual lidamos com pessoas todos os dias, podemos até conhecer muita gente mas, no fundo, podemos estar a viver uma solidão que o mundo ignora mas que, aos poucos, já começa a admitir.
Existem pessoas que estão sós porque não encontraram alguém com quem partilhar a sua vida; outras estão sós porque perderam essa pessoa. Uns estão sós porque não têm amigos; outros estão sós porque os amigos não são verdadeiros amigos. Uns estão sós porque desejam estar sós; outros estão sós porque ninguém se lembra deles. Há aqueles que estão sós porque não têm alguém com quem partilhar os seus segredos; outros estão sós porque ninguém está disponível para os ouvir.
Existem muitas razões para se estar só mas raros são aqueles que, vivendo na solidão, estão verdadeiramente felizes. Nós não fomos criados para estar sozinhos; até a própria natureza foi desenhada aos pares, onde um irá complementar o outro. Apenas crescemos e desenvolvemos os nossos talentos quando os partilhamos com quem nos rodeia. A maior motivação para aprender algo é poder partilhar esse conhecimento com outras pessoas. Sentir apenas faz sentido quando envolve outra pessoa.. Amar só faz sentido se amarmos alguém e se formos amados; estar feliz só faz sentido se existir alguém com quem partilhar essa alegria (amigos, companheiro, família, mundo inteiro!). No entanto, existem tantas pessoas sozinhas, abandonadas no seu próprio sofrimento. Umas estarão assim porque o desejam, ou porque se colocaram nessa situação - afastando toda a gente; mas a grande maioria está só porque ninguém as deseja acompanhar.
Acredito que todos nós conhecemos, pelo menos, uma pessoa que esteja sozinha. Essa pessoa pode ser um familiar, uma amiga, ou até um conhecido. O que podemos fazer para ajudar essa pessoa? A resposta é simples mas exige algo de nós. Nós devemos fazer sentir a essa pessoa que ela importa, que alguém se lembra dela, que ela não está sozinha. Podemos fazer tanta coisa para ajudar essas pessoas:
-podemos lembrar o aniversário delas;
-podemos telefonar, uma vez por semana, para saber como ela está;
-podemos convidar para um almoço/jantar em familia;
-podemos ir visitar e verificar se está tudo bem;
-podemos conversar com essa pessoa e ouvi-la;
-quando as vemos na rua podemos cumprimentar de forma carinhosa (em vez de simplesmente acenar com a cabeça e dizer olá.. como é comum hoje em dia)
-podemos ser verdadeiros amigos..
-...
Estas sugestões exigem tempo, um desejo para ajudar, uma empatia por quem está ao nosso lado mas, sobretudo, exige amor. Apenas quem tem um coração amoroso é capaz de esquecer de si mesmo para ajudar quem precisa. Algo tão simples como telefonar ou enviar um postal a desejar feliz aniversário, pode ser feito por qualquer um, a qualquer hora. A solidão é um sentimento que nos empurra para um abismo fundo e escuro, e o que mais desejamos é ter alguém estique a sua mão e nos ajude a ver, de novo, o nascer do sol.
Convido-vos a pensar em alguém que esteja só (amigo, familiar) e a fazer algo por essa pessoa - nem que seja um simples telefonema. Acreditem que o que alguém que vive na solidão mais deseja é saber que alguém se lembra dela e se preocupa com ela. Um simples gesto pode iluminar o dia de uma pessoa.