segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um Livro na Noite



Quais são os primeiros pensamentos que correm para a vossa mente quando vocês estão no escuro?

Sentado na minha secretária, olho para o lado e vejo um livro. Nunca tinha visto esse livro.. não é o caderno que costumo ter sempre a meu lado. Está escrito à mão e contém cada pensamento e momento da minha vida.. Os bons e os maus momentos.. desde o primeiro dia de vida até este preciso momento. Actualizado a cada acção minha, a cada pensamento meu, a cada escolha que faço.

Existem muitos capítulos já escritos e muitos mais ainda em branco. Leio passagens que todos conhecem e leio outras que apenas eu as conheço. Relembro os momentos, escondidos do mundo, que me moldaram e me tornaram na pessoa que hoje sou. Há passagens que preferia esquecer mas que estão lá.. para me relembrar. 

Torna-se engraçado relembrar os momentos, as escolhas, que me tornaram de um rapaz amigável para uma pessoa bem mais fria durante metade da minha vida. O meu coração tinha congelado .. não valia a pena o usar mais. A empatia que outrora tinha pelos outros foi enterrada à força para nunca mais sentir tal coisa por quem me rodeia. Não valia a pena.. não valia  a pena arriscar e ser magoado. 
Apenas nos últimos ~4 anos essa frieza se atenuava, culpa de um coração mais cheio de amor. Um dia esse amor desaparece, curiosamente num por do sol, e a minha reacção era voltar ao que era antes mas, nessa noite bem escura, decidi fazer algo diferente. Uma ideia, um pensamento muito ténue. bem longe, quase inaudível, me veio à mente. Uma dor me enchia o coração, como nunca antes a sentia.. era uma dor diferente.. como se algo quisesse sair com toda a sua força porque já estava acorrentado durante muito.. muito tempo. Nessa noite gritei, chorei, e caído no chão apenas sabia dizer uma coisa..- Ajuda-me.   

Lembro-me de adormecer. Essa noite durou 2-3 semanas mas, um dia, acordei e senti-me diferente. A dor desapareceu, o que era mau desapareceu, o que era frio voltou a ser quente. Onde antes não existia nada voltou a existir um coração - quase novo. Nessa mesma semana um novo caminho começou a ser traçado e, no final dessa semana, aconteceu algo que já descrevi uma vez - A minha conversão.

Depois de uma noite, por mais longa que ela seja, o sol voltou a nascer. O sol volta sempre a nascer.  

3 comentários:

  1. O sol volta a nascer e o Inverno não dura para sempre...
    Como sempre, é bom ler-te e saber que alguém, mesmo que longe, percorre os mesmos caminhos que nós

    Um beijo grande e um xitracinhocoração

    ResponderEliminar
  2. Compreendo perfeitamente aquilo que descreves, porque passei exatamente pelo mesmo. Um acontecimento recente e doloroso, fez me perder o "norte" e revoltar me contra tudo e todos, sobretudo contra "ELE". Senti-me fria por dentro. No entanto, um dia, sem perceber como, senti me chamada a voltar. Hoje, sinto-me mais tranquila e mais doce porque o meu coração está "quente" com a fé. Existem sempre dias sombrios e por vezes a escuridão ataca, mas vejo sempre a luz.
    Obrigada pelo texto, João

    ResponderEliminar
  3. O sol volta sempre a nascer e essa é uma das mais belas e reconfortantes certezas que temos. Quando não voltar, já sabemos, não foi ele que não voltou, fomos nós que nos ausentámos. É a inevitável, mas bela, certeza que a vida nos dá.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.