quarta-feira, 6 de março de 2013

Da Alma XXXI - Uma mudança de Coração.


Quantas vezes nós não parámos para pensar no nosso percurso e pensamos em mudança? 
Costumo fazer isso muitas vezes e, talvez devido a isso, os meus últimos textos tenham sido nesse mesmo sentido. 
Eu tenho, ainda, tanta coisa para mudar, para melhorar. Tantos erros que cometo repetidamente e que, no escuro da noite, prometo a mim mesmo não voltar a errar mas, um dia volto-os a cometer. Por isso falo em mudança de coração. Esta mudança é permanente, não é influenciável por racionalismos ou tentações e desejos do mundo. Esta mudança oferece uma liberdade que de outra forma nunca conseguiríamos alcançar. 
Cresci com uma intolerância a falhas e aos erros, não aos dos outros mas aos meus. Isto faz com que eu exija muito de mim. Sei que tenho potencial para muito mais do que esta condição em que estou - aliás, todos temos. No entanto, existe sempre uma parte de nós que gosta de ficar para trás, porque é mais confortável e aconchegante. 
Sabemos que há coisas que não devemos fazer mas nos deixamos levar pelas racionalizações e desculpas para nos deixarmos corromper pelo que sabemos ser errado. 
Também sabemos que há coisas que devemos fazer mas nós não as fazemos porque deixamos que a preguiça e ociosidade nos ataque e nós, como soldados desmotivados, baixamos os braços e nos deixamos levar.

Devemos sempre lutar contra o que achamos mau e destrutivo mas porque não fazemos isso sempre? Porque é que teimamos em andar sempre próximos ao precipício quando poderíamos andar a uma distancia bem mais segura? Será que é porque gostamos do perigo ou é porque, realmente, nós não nos valorizamos? Preferimos ficar aconchegados no fundo do poço do que nos aventuramos nos campos largos e verdes mas que não desejamos percorrer sozinhos porque é intimidante. 

Todos temos arestas a limar; pessoalmente tenho bastantes -umas mais que outras- mas sei que apenas com um grande desejo de mudar o que é mau para bom e o que é bom para melhor e agindo nesse sentido sem NUNCA olhar para trás, então será realizada uma real mudança em meu coração. 
Alma 32:34 (do Livro de Mórmon) ensina que esta é a vida para nos prepararmos. Eu acredito que muita da nossa preparação não está feita porque parte de nós não querer mudar.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.