terça-feira, 6 de novembro de 2012

Da Religião XVII e Alma XXIV - A Morte



Se existe conceito que assusta muitos é o conceito de Morte. Acredito que a dificuldade em aceitar a Morte, como algo natural, esteja ligado com outros medos:
- O medo de que seja o fim, que não exista mais nada depois de o sopro da vida desvanecer;
- O medo de se ficar sozinho, quando entes queridos partem;
- O medo causado pelos conceitos de inferno e paraíso;
- O medo de ter deixado algo por fazer;
- A incerteza da hora em que esse momento chega;
entre muitos outros.

Desde sempre que nunca consegui ver a morte como um "fim". Sempre acreditei, desde muito cedo, que existe algo para além desse ponto. Não faz sentido tudo o que fazemos aqui terminar em nada. Tem de existir uma consequência para tudo, os nossos actos têm de implicar algo, ou seja, tudo o que fazemos aqui, a vida que levamos, tem de ter uma consequência eterna. Se tudo acabasse quando morremos então conceitos como Amor, Família  Casamento, Bem e mal, não fariam sentido pois estes sentimentos, estes conceitos, implicam uma continuidade. 

Existe uma escritura no Livro de Mórmon que diz:
Pois eis que esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para encontrar Deus; sim, eis que o dia desta vida é o dia para os homens executarem os seus labores - Alma 34:32

A vida é muito breve, quando comparado com o plano da Eternidade mas, esta vida, é tudo o que temos para demonstrar a Deus que desejamos estar com ele, é o tempo para tornar as nossas fraquezas em algo mais forte e bom; é o tempo para viver pela Fé, pelo Amor, pela caridade  pela misericórdia e pela justiça; é o tempo para mostrar que conseguimos viver segundo a Lei d'Ele e que, todos os dias da nossa vida, vamos tentar ser melhores que o dia anterior. Esta vida é um tempo de preparação. 
Todos os dias aprendemos sempre algo novo. Nas dificuldades vamos ter sempre duas escolhas a fazer, ou entramos em pânico e amaldiçoamos o mundo ou aprendemos algo com isso e vamos à luta. A vida é uma evolução continua e a morte faz parte da vida pois é, também, uma dificuldade que vai testar a nossa Fé, os nossos medos, as nossas atitudes.
Todas as coisas estão sujeitas à morte. Podemos achar que é injusto mas porque pensamos isto? Será que pensamos que ela é injusta apenas porque nos afasta de quem amamos? 
Meus irmãos, não será isto egoísmo?
Eu sei o que custa ver entes queridos a partir, ver amigos a partir, ver pessoas que amavam a acabar com a sua própria vida ou outras a morrer aos poucos devido a más escolhas e vícios  Eu sei que a dor é real mas existe uma diferença entre a tristeza de ver um ente querido a partir e a tristeza de não aceitar esse facto. Já vi pessoas a amaldiçoar tudo e todas, até Deus, pela morte de um ente querido. Mas já ouvi de viúvas que confortam os familiares e visitantes, pela morte do seu companheiro.

A vida é um tempo de preparação. Devemos viver cada dia como se fosse o último. Isto implica que cada dia é um bênção e que devemos dar graças por essa bênção e melhorar nosso ser e tornar a vida de quem nos rodeia, em algo melhor. Devemos demonstrar nosso Amor todos os dias, devemos demonstrar Caridade todos os dias, devemos dizer o que está em nosso coração, a quem amamos, todos os dias, pois nós nunca sabemos quando chegará o ultimo dia. Não há dor maior do que ver um ente querido partir e ficar algo por dizer, um abraço por dar, um amor por demonstrar. 

O Evangelho, as escrituras, todos os ensinamentos vindos de Deus, ensinam que as famílias poderão ser Eternas, que o Amor é Eterno e que esta vida é uma preparação. O que não daríamos para ter toda a família junta depois desta vida e estar perto de todos os que amámos? Isto vale todas as riquezas do mundo, todos os confortos, todas as mordomias. Mas estas coisas apenas dependem de nós. Das nossas escolhas, da nossa atitude, da vida que levamos e escolhemos e, sobretudo, do exemplo que somos, para que a nossa família também faça o mesmo. Pois eu não posso salvar a minha família e amigos mas posso ser um bom exemplo e ensinar todas as coisas, para que eles desejem seguir o mesmo caminho e, no final, estarmos todos juntos, unidos num Amor que é Eterno.

2 comentários:

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.