sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Da Alma XXIII - Das Drogas e Vicios


Bem, nos últimos dias vi um post, em outro blog - Shiuuuu , onde se falava do uso de drogas.
Muitos defendem o uso de drogas, ou substâncias que nos alteram, como forma terapêutica  ou para se alegrarem ou porque simplesmente dizem que "não faz mal".

As pessoas, como acto de consciência, para não se sentirem culpadas, alegam benefícios medicinais como desculpa para usarem, quase diariamente ou sem ser necessário, estas substâncias. Não falo apenas dos ditos charros ou canabis. Falo também do álcool  da cafeína, do tabaco, das drogas medicamente prescritas (e usadas indevidamente). Estas substâncias são prejudiciais para o organismo, causam vicio, prendem as pessoas ao uso delas mas, dado os seus efeitos, elas sentem-se tão bem ao usa-las que preferem não largar.

É essa a essência de todos os vícios pois, se fossem maus quando usados, ninguém os usaria.
Todas as drogas têm uma aplicação medicinal, podem ser usadas para tratar doenças, como terapia até para problemas psicológicos. Mas, as pessoas recorrem a estes estudos para justificar o uso irresponsável destas drogas no dia-a-dia, quando não é necessário o seu uso terapêutico. Falando apenas de algumas:
- A cafeína é usada para revitalizar e activar o cerebro quando nos encontramos mais em baixo, devido a doença - caso da gripe por exemplo, onde os medicamentos contêm cafeína para realizar esta mesma coisa. No entanto, as pessoas tomam este produto diáriamente e mais do que uma vez por dia - ficando viciadas. Elas dizem que não mas se passam um dia sem tomar elas ficam irritadiças, com sono, pouco activas. Tudo porque o cerebro se habituou a doses excessivas desta substancia (produzindo hormonas em resposta)

- O álcool  quem nunca ouviu dizer que um copinho de vinho tinto ao almoço faz bem ao coração? Ou o uso de álcool forte (bagaço salvo erro) para curar constipações? Claro que o álcool tem o efeito nocivo de também viciar e alterar nossa mente. No entanto as pessoas preferem ficar "alegres" do que pensar nos estragos ao seu organismo a longo prazo (fígado e até cérebro).

- O tabaco. Usado antigamente para curar feridas (quando usado em bruto), ou como forma de relaxamento. No entanto o uso prolongado desta substância causa também vicio, devido à nicotina excessiva (análogo à cafeína , e prejudica gravemente os pulmões, garganta, boca e todos os que rodeiam (devido ao fumo). Mas as pessoas negam estes efeitos pois ficam "relaxadas" e, além disso, estão viciadas e não conseguem largar facilmente.

 - Drogas legais - Usadas como terapia em medicina alternativa mas que as pessoas usam irresponsavelmente como forma de lazer e sem ser realmente necessário. Prejudicam gravemente a saúde  tal como as anteriores mas, como fazem bem a  x ou y e os deixam alegres, já ignoram este facto - ficando viciadas e presas.

- Drogas ilegais - também usadas como terapia, como o LSD para tratar dores de cabeça muito fortes (cluster headaches), no entanto o seu efeito viciante e nocivo para o organismo é muito conhecido mas ignorado por quem já se encontra viciado (mesmo sem o saber ainda).


E a lista podia continuar indefinidamente.
Estas substâncias são realmente prejudiciais mas as pessoas continuam a ignorar esse facto devido aos seus efeitos de curto prazo e de prazer. Quem os usa dificilmente nega os seus efeitos nocivos, principalmente porque são a longo prazo - como a cafeína  o tabaco e o álcool  Para justificar o uso ainda recorrem a estudos científicos que promovem o seu uso medicinal e benéfico mas ignorando as contra-indicações e formas de uso também publicadas nos mesmos artigos. As pessoas só vêem aquilo que querem e os que lhes interessa, ficando presas a vícios que nem sabem que têm.
O que mais me preocupa é a inconsciência e irresponsabilidade das pessoas. Elas além de se prejudicarem - alegando que fazem o que bem entenderem com o que é delas (corpo e mente) - essas pessoas completamente ignoram o facto de prejudicar quem os rodeia. Seja familiares que vêem os entes queridos a perderem-se em vícios e a morrer aos poucos, com problemas de saúde cada vez mais graves e recorrentes. Ou com o seu fumo que prejudicam quem os rodeia. Ou os acidentes que vemos nos jornais onde "pessoa alcoolizada morre em acidente de carro e ainda leva uns quantos com ele" ou famílias destruídas devido a álcool ou drogas ilegais (filhos que roubam em casa para pagar o vicio por exemplo).


Estas coisas são destrutivas mas este efeito é completamente ignorado pois o prazer é, e será, sempre maior que a força de vontade de muitos.



4 comentários:

  1. Concordo inteiramente com este texto. Também li o segredo do Shiuuuu. O que mais me choca é a facilidade com que tantas pessoas aceitam estes vicios. No fundo acho que muitas das justificações que se vêem lá são formas de acalmar a consciência.

    ACB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário ACB :)

      Uma vez ouvi um sociólogo dizer que "se o álcool fosse inventado hoje, seria considerado ilegal" . Não sei quem era mas acho que não era muito famoso. O que desejo salientar com esta citação é que alguns vícios fazem já parte da cultura e o Álcool é capaz de ser o mais cultural de todos.

      As justificações serão sempre para acalmar a consciência quando fazemos algo de errado e sabemos que é errado. Fosse certo não seriam necessárias -tantas - justificações.

      Abraço e obrigado de novo :)

      Eliminar
  2. Olá!

    Acho que hoje em dia quem começa a fumar ou a drogar-se, só pode ter mesmo um problema psicológico ou mental. Toda a gente sabe que faz mal, que vicia... E ainda se vê tantos jovens a caírem nessa asneira porque é "fixe" e dá "status"?!?!?!

    Quanto a tomar café sinceramente acho que não tem assim tantos efeitos colaterais. Até acho saudável um cafézito ou dois por dia. O problema é quando se vê o pessoal a tomar redbull diariamente para conseguirem estudar... Acho isso deprimente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade, muitas das asneiras começam pelo status e porque é fixe ser rebelde. As pessoas cada vez têm mais medo de dizer "Não", de ir contra a maré.

      Beijinhos.

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.