domingo, 19 de agosto de 2012

Da Religião XV - A Caridade


O que é a caridade?
A resposta é simples - É Amor.

É um conceito que, hoje em dia, está mais ligado a doações de dinheiro do que a outro tipo de acção. A caridade é muito mais. Apesar de o sinónimo de caridade ser o Amor, eu acho que a Caridade é a demonstração do Amor. 

No Livro de Mórmon - Morôni 7:45-47 - tem uma explicação muito boa sobre o que é a Caridade:

E a caridade é sofredora e é benigna e não é invejosa e não se ensoberbece; não busca seus interesses, não se irrita facilmente, não suspeita mal e não se regozija com a iniquidade, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
De modo que, meus amados irmãos, se não tendes caridade, nada sois, porque a caridade nunca falha. Portanto, apegai-vos à caridade, que é, de todas, a maior, porque todas as coisas hão de falhar—
Mas a caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem.

Existe Amor maior do que aquele explicado acima? Digo-vos que não. Devemos exercer de uma preocupação genuína e de uma solidariedade pura para com os nossos irmãos. Não é preciso ser milionário para ajudar, não é preciso nada de especial, basta ter um coração puro e amoroso e toda a ajuda que dermos será uma grande bênção para quem a recebe. Posso dar um exemplo simples: muitos dos 'planos' de quem deseja ganhar lotarias é dar parte para a caridade - digo-vos que esses planos podem ser realizados hoje, dando parte do que temos para obras de caridade. Seja roupa usada, seja brinquedos e comida, seja dinheiro que 'sobra' - ouvi de pessoas que deixaram de fumar e o dinheiro que gastavam com o tabaco era agora doado para caridade. Existem muitas formas de demonstrar o Amor por todos que nos rodeiam. 
Uma forma de Caridade é o Perdão. Devemos perdoar todas as ofensas que nos fazem - Todas. Isto não significa que as pessoas não devam pagar a ofensa de acordo com a justiça e lei, mas se nós desejamos perdão então devemos perdoar primeiro, e quão grande demonstração de Amor é o perdão. 

Por isso desejo que pensem nestas coisas meu amigos e façam esta pergunta, todos os dias - Será que fiz algo de bom hoje a alguém, seja ele necessitado, amigo ou desconhecido?  Será que demonstrei o meu Amor junto daqueles que Amo?

Devemos desenvolver o Amor em nosso coração, devemos ser caridosos e amorosos durante toda a nossa vida. Devemos fazer estas coisas sem esperar nada em troca. Devemos sempre fazer a nossa parte sempre cheios de Amor.


10 comentários:

  1. Este texto faz me reflectir sobre duas coisas: por uma lado naquilo que penso sempre que uma pessoa carenciada me aborda na rua,será realmente para comer ou para alimentar um vício? Imediatamente penso que as acções ficam com quem as praticam e a minha foi genuína, apenas e só com o intuito de ajudar ( talvez seja uma forma de me sentir melhor, não sei); Depois quando perguntas: será que demonstrei o meu amor junto daqueles que amo? E aquelas pessoas que pelas mais variadas razões não sabem demonstrar o que sentem? Sentem menos por causa disso? São melhores ou piores seres humanos?

    Bem, desculpa a invasão e boa semana. R*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de pedir desculpa por nada. Sente-te à vontade para comentar e até dar sugestôes.

      Quanto à primeira questão sobre a qual refletes. É normal ter esses pensamentos - "será que vai ser usado para comer ou para vicios?" - mas isso são julgamentos nossos. Nós não sabemos o que as pessoas passam e as suas intensões (principalmente estranhos), mas eu acredito que se vemos alguém que necessita então devemos dar e ajudar, pois ao recusar devido a um mau julgamento, podemos ter desperdiçado uma grande benção a alguém.

      Quanto à segunda. Também acredito que Amor sem demonstração então não é Amor. Como posso eu dizer que Amo a minha mãe (por exemplo), se não o demonstro sendo carinhoso, ajudando no que ela precisa sem ela pedir primeiro, entre muitos outros exemplos. Como posso dizer que Amor quem me rodeia se quando eles mais precisam eu nego ajuda? Isto são demonstrações de Amor - o simples estar presente e não negar ajuda.

      Quem diz que Ama e na altura em que eles mais precisam de uma demonstração, então não Amam.

      Isto claro é a minha opinião :)

      Boa semana.

      Eliminar
    2. Quando eu falo em demostrar refiro-me a actos espontâneos de carinho e afeto, não de ajudar. Porque cuidar e preocupar-se com alguém, já é por si só uma grande demostração de amor.

      Beijo :)

      Eliminar
    3. Bem, nesse caso também me incluo - um pouco - nessa categoria :) Talvez seja da timidez ^_^

      Eliminar


  2. Óh João, às vezes o coração fecha... Ando assim, com ele meio fechado.
    E embora tenha aprendido muito a abraçar e beijar os que me são próximos (pelo menos esses...), às vezes ele fecha, como molusco bivalve à aproximação e toque de um corpo estranho... Mas passa(rá)...
    Beijinhos
    (experimenta um abraço inesperado à tua mãe, vais ver como ela vai gostar ;))

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. É verdade.. as semanas têm sido muito complicadas. Com a tese para escrever estou com falta de tempo para parar e pensar em algo "de bom" para escrever no blog..

      Eliminar
  4. Boa tarde.
    Sou nova por aqui, e digo que estou a gostar imenso, já não se encontra muita gente a pensar assim!
    quanto ao Amor como o descreve, é esse tipo de Amor que tento praticar no meu dia-a-dia. "Pequenas" coisas que se tornam grandes para quem as recebe. Ajudar o próximo, tentar fazer pelo melhor, e demostrar os mues sentimentos.

    Agora a parte do Perdoar... é que é pior.
    Não sou rancorosa, nem vingativa, posso dizer de consciência tranquila que perdoo, mas a verdade é que não me esqueço. A agua passa debaixo da ponte, mas eu não me esqueço.

    O que me leva a reflectir que afinal talvez pense que tenha perdoado, mas que inconscientemente não consiga...

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.