domingo, 18 de agosto de 2013

Hoje chamaram-me de conservador.



Hoje chamaram-me de conservador!
Bem, para dizer a verdade já me tinham chamado outras vezes mas desta vez decidi escrever sobre o assunto mas, antes de começar, fui ao dicionário da Priberam ver qual a definição de ser conservador.

conservador |ô| 
adj.
1. Que conserva.
2. Que é oposto a mudanças políticas.
s. m.
3. Partidário da política conservadora.
4. Título de certos funcionários, encarregados da conservação de arquivos, de registos, de bibliotecas, etc.
adj. s. m.
5. Que ou quem não gosta de mudanças em relação ao que é habitual ou tradicional. = REACCIONÁRIO

Já ficamos com uma ideia do que é um conservador, seguindo a definição 5 - Que não gosta de mudanças em relação ao que é habitual; ou, usando a 1ª - que conserva.
Sempre que chamam alguém de conservador estão sempre com uma entoação negativa, como se fosse alguém retrograda que vive no passado e abomina as mudanças e progresso.
Vamos fazer um exercício e olhar para o mundo lá fora. Hoje tudo é permitido e dizemos que isso é ser liberal. Temos até leis que permitem coisas que, no sentido moral não são boas mas que a sociedade "em mudança" exige e, então, os políticos obedecem. 

Sim, meus caros amigos, amigas e desconhecidos leitores, eu sou conservador. Não o conservador tradicional mas um conservador que segue esta simples regra:

Creio em ser honesto, verdadeiro, casto, benevolente, virtuoso e em fazer o bem a todos os homens; Creio em todas as coisas, confio em todas as coisas, suporto muitas coisas e espero ter a capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, eu a procurarei.
(adaptei a 13ª regra de fé ao contexto)

Eu tenho princípios morais de honestidade, de castidade, de virtude, de moralidade, de paciência e Amor que eu nunca irei contra, independentemente do contexto em que me encontre. Eu evitarei, sempre que possível, cair no erro da tolerância; aquela tolerância onde é tudo permitido porque "se faz feliz então não faz mal..".

Sou conservador porque decidi disciplinar os meus desejos e paixões, porque eu sei que meu espírito se deve sobrepor a tudo que é carnal. Nem tudo o que o mundo oferece é bom e nem todos os nossos desejos são benignos e devem ser cumpridos.

Sou conservador porque eu prefiro Amar as pessoas, independentemente do seu passado e personalidade em vez de Amar aquilo que é mau e nos afasta do caminho que leva ao crescimento.

Sou conservador porque não acho que a vida é uma aventura mas acredito que a vida é como um presente que deve ser cuidado e aproveitado pois nós só temos esta vida para crescer e ser melhores. Sou conservador porque eu acredito que quando me dão uma prenda eu irei fazer dela o melhor possível e mostrar que com 10 talentos eu consegui fazer 20 ou 30.

Sim, eu sou conservador porque defendo os meus princípios, defendo a minha liberdade e a dos outros e irei lutar, até ao meu ultimo folgo, contra injustiças morais e sociais, seja em que contexto for e contra quem for. O conceito de bem e de mal não é uma questão de perspectiva. O sucesso ou o fracasso das nossas acções, não são a soma da nossa vida. Nosso espírito não pode ser pesado. Julgue-mos a nós próprios pelas intenções das nossas acções, e pela força com que enfrentamos todos os desafios que são colocados no nosso caminho. Na realidade existe apenas  uma coisa que podemos realmente controlar ...se somos bons.. ou maus.


4 comentários:

  1. Olá João :),

    eu teria respondido apenas "Gesundheit"!! Mas eu sou bastante mais sarcástica e menos certinha do que tu :)

    well done and said!

    xi para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tenho tentado largar o lado sarcástico.. tem corrido bem xD

      abraço

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.