terça-feira, 16 de julho de 2013

O Paradoxo do Gato de Schrödinger e as decisões.


Bem, antes de passar ao texto eu quero dizer que - estou vivo!
Estas última semanas têm sido bastante complicadas, ao nivel de carga de trabalho, e o tempo para o blog tem sido curto. Aliado a algumas indecisões pessoais, o blog passou mesmo para terceiro plano. É devido a estas indecisões que hoje escrevo este texto.



Na última semana escrevi o texto mais triste que alguma vez escrevi aqui no blog. Nem tudo que tenho comigo é bom e soube-me bem partilhar um outro lado meu. No seguimento do que se passou eu passei uma semana com algumas decisões a tomar. É nesse sentido que hoje trago este texto.

Apesar de a imagem ser pouco alegre o que tenho a apresentar é tudo menos triste. 
Como físico que sou eu tive uma cadeira na universidade chamada de Física Quântica. Nesta cadeira, entre outras coisas, nós aprendemos um principio fundamental -  Princípio da Incerteza de Heisenberg. Este principio diz, de uma forma simples, que ao nível quântico, é impossível saber com exactidão a velocidade e a posição de uma partícula, simultaneamente (se sei a velocidade então não sei, exactamente, onde se situa a partícula; e vice-versa). Ou seja, em Quântica existe incerteza em quase todas as medições e, quando fazemos uma já estamos a condicionar o possível resultado de outra. 

Para tornar o problema da incerteza mais fácil de entender, o Físico -  Erwin Schrödinger - decidiu realizar uma experiência mental chamada de Paradoxo do Gato de Schrödinger. Nesta experiência ele colocava um gato dentro de uma caixa e dentro dessa mesma caixa ele colocava um veneno que seria libertado em um momento aleatório, ou seja, o experimentalista nunca saberia quando o veneno seria libertado. É seguro afirmar que quando o veneno fosse libertado o gato morreria. O paradoxo surge do facto de nós apenas sabermos se o gato está vivo ou morto apenas depois de abrir a caixa e verificar o estado do animal. O que Schrödinger postulou é que, enquanto não se abrir a caixa, o gato poderá estar simultaneamente vivo e morto e que quando a abrimos escolhemos o estado do gato. 

Agora perguntam vocês - o que é que isto tem a ver com a vida real?
A resposta é bem simples e para o demonstrar continuarei a contar o que me aconteceu na semana passada. Depois de ter a minha mente envolvida em dúvidas e incertezas, principalmente incertezas relativas ao meu passado, eu cheguei a um ponto em que tive de pedir ajuda e, se seguem o blog saberão a Quem foi. Fiz uma oração simples e, enquanto seguia a minha vida diária, veio este paradoxo à minha mente - O Paradoxo do Gato de Schrödinger. E, de novo, devem estar a pensar em que isto me poderia ter ajudado. 
Como conheço bem este paradoxo a resposta foi clara como a água. 

Enquanto eu não agisse eu nunca iria saber qual o caminho a seguir. 

Enquanto eu não fizesse a escolha de abrir a caixa eu nunca iria saber se o gato estava vivo ou morto, ou seja, eu tinha de parar de viver na incerteza e decidir o que fazer seja para bem ou para mal. Claro que o objectivo é ser para bem mas isso vem mais à frente, à medida que vamos caminhando e fazendo as melhores escolhas possíveis. 

Nós devemos parar de viver na incerteza; nas incertezas do que poderia ter sido, do que poderá ser. Devemos deixar de estar parados e presos à nossa falta de coragem para agir apenas porque não sabemos o que virá a seguir. Nós apenas saberemos o que vem quando nós, finalmente, agimos e abrimos a caixa. Nós não sabemos todas as coisas e o mínimo que podemos fazer é parar para pensar e pedir conselho mas o acto de agir irá ser apenas nosso e será apenas nesse momento que nós deixaremos de ter incertezas.

  

9 comentários:

  1. Ao ler este texto quase quase esbarro na minha forma de viver. Associo-me mais à teoria do caos ;) Parabéns João, não é fácil tomar uma atitude perante seja lá o que for. É o primeiro texto seu que leio e cheira-me que esta noite vou devorar mais alguns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais - Obrigado e Bem-vinda :)
      Espero que gostes dos próximos textos que vais 'devorar' ^_^

      Eliminar

  2. ...óoohhh! É só isto?! Bolas, vibrava com a antecipação do que viria ;)
    ...viria a ser descrito no texto, em resultado de acontecimentos na tua vida, ... em resultado da tua Ação ;)
    Sabes que corres o risco de teres leitoras cuscas (mim..?! náaa! :p) Espero que tenham sido coisas boooaaass ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahah. mas eu sou assim, crio suspense :)
      Infelizmente, no que toca a conto de histórias, as minhas são demasiado espaçadas no tempo para que as consigo contar num texto. O que escolhi apenas será reflectido no futuro..só não sei quando ^_^.

      Eliminar
  3. Olá João :)

    Demorei um bocadinho para vir aqui, mas ainda assim, fiquei curiosa com o título do post, pois estou familiarizada com o paradoxo em questão.
    Achei a analogia brilhante :P. Espero simplesmente que tudo lhe corra pelo melhor pois o passo mais importante já foi dado, escolher viver :)

    xitracinhocoração

    ResponderEliminar
  4. Este post, no seu blog, resume o meu dia de hoje :) hoje abri a caixa! E num acto de coragem, tive uma resposta. Estranhamente, estou em paz com essa resposta, e isso reflete-se exatamente com isto descrito: enquanto não agisse, não iria saber qual o caminho a seguir!
    (note-se que há muito tempo não vinha ao mundo dos blogues nem tinha conhecimento deste blog... não há coincidências, hein? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Bem-vinda. Fico feliz por saber que se reviu no meu texto e que ele tenha, de alguma forma, inspirado ^_^

      Realmente não há coincidências; pelo menos eu não acredito que haja

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.