sexta-feira, 26 de julho de 2013

Às mulheres


Há mais de uma semana que tento escrever este texto. Talvez falta de inspiração ou a minha cabeça não ande virada para a escrita mas desde há algum tempo que gostaria de escrever um texto dedicado especificamente a elas. Porquê? A resposta é relativamente simples - porque são importantes, tanto como os homens, mas desde sempre que foram maltratadas/inferiorizadas e, hoje em dia, acho que é bem pior do que nos tempos antigos.

Porque acho eu que é pior? porque é cada vez mais normal ver que são elas que se inferiorizam e que escolhem que se olhe para elas como um objecto de prazer do que como alguém para se respeitar. Sim, falo da forma como se vestem; sim, falo da postura que muitas apresentam; sim, falo da forma como falam de vocês próprias. Do meu ponto de vista, seria tão bom sair à rua não ter de ver uma moça quase despida a andar pela rua e depois a ver queixar-se nas redes sociais que ninguém olha para ela com respeito e que ninguém gosta dela pela sua personalidade e que todos os namorados que teve apenas a usaram. Depois, revoltada com essa sociedade que a usou, ela começa a entrar na brincadeira e usa os outros também. 
É triste ver isto nos homens mas acho ainda mais triste ver este tipo de comportamento nas mulheres. É triste ouvir comentários, de pessoas mais velhas, a dizer que "agora eles é que têm de ter cuidado com elas". 

Este texto não é para dizer mal de vocês mulheres mas sim para mostrar o belo que há em vocês. Porquê se perderem no que é fútil e sensual quando existe mais beleza no que é misterioso e virtuoso. 

A foto que escolhi foi propositada. Ela mostra o que para mim é mais belo numa mulher - O Carinho, o Amor, a maternidade e, apesar de a foto não mostrar mas igualmente belo - o sorriso, o olhar, a postura misteriosa e virtuosa.. acredito que não há criação mais bela do que a mulher. Então, porque é que essa beleza se confunde cada vez mais com sensualidade e sexualidade? Porque é que é preciso mostrar tudo quando a beleza é encontrada num simples sorriso, em um simples olhar, num só gesto ou palavra. 

Eu nunca vi nada mais belo do que ouvir uma mulher a falar das coisas que gosta, de a ver sorrir, de ver uma mulher que estudou e sabe manter uma boa conversa e que não precisa de distracções para chamar atenção de quem a rodeia, porque as suas simples palavras, sorriso e postura já chamam a atenção para ela.
Acho que a auto-estima que procuram, o valor que procuram, não se encontra na forma do vosso corpo mas na virtude, no carinho, no amor, no olhar, na forma como falam e daquilo que falam. 

"Uma mulher precisa que lhe digam que ela é bonita. Precisa que lhe digam que é valorizada. Precisa que lhe digam que tem valor."

Um dia alguém disse estas palavras e quão verdadeiras elas são. Acredito que se os homens as repetissem, todos os dias, às mulheres que estão ao lado deles, elas nunca precisariam de usar de outros meios para chamar a atenção e se afirmarem. 
Aos homens que possam ler este texto, apenas afirmo que a mulher não está acima ou abaixo do homem mas sim a seu lado. Deve ser tratada com respeito, com amor e sempre lembrada do quão bonita é, do quanto é valorizada e relembrada de todo o seu valor. 
Às mulheres digo que a vossa beleza não se encontra no que nos chega aos olhos, isto é, não se encontra nas formas do corpo ou nas roupas que usam mas sim na vossa virtude, no vosso sorriso, no vosso olhar..   


15 comentários:

  1. Concordo com o que dizes, existe claramente um problema de amor próprio e de auto-estima. Acho que hoje em dia as mulheres procuram o seu equilíbrio emocional num relacionamento,que na maioria das vezes não as completa. E mantêm esse relacionamento para não estarem sozinhas. Talvez por uma imposição da nossa sociedade, não sei. No entanto, podem e devem cuidar-se mas sempre com elegância e bom gosto. O mesmo se aplica aos homens, é muito mais interessante um homem inteligente e emocionalmente maduro do que um homem simplesmente atraente. Bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Elegância - a palavra que durante a escrita do texto eu não conseguia encontrar :\
      Acho que, tanto mulheres como homens, deixaram de acreditar muito em amor e começaram a viver mais pelo prazer e pelas coisas "do momento". A sociedade vive sempre com pressa e, no que toca a sentimentos, é preferem viver as coisas na "aventura" do que passar pela possível chance de se magoarem.
      Acho que também é por isso que se investe menos em educação e recato mas investe-se mais no que é externo - como corpo e sexualidade.

      Eliminar
    2. Concordo com o que dizes, mas isto é um ciclo vicioso. Quando as pessoas são magoadas por diversas vezes, acabam por deixar de acreditar no amor e escolhem outros caminhos. Todavia, acredito que um dia "acordem" e percebam que aquela não é a direcção correcta.

      Eliminar
    3. Também gosto de acreditar que um dia elas irão "acordar" mas tantas pessoas que deixaram de acreditar e até tentam levar outros com elas..
      Acaba por ser um ciclo, como dizes, onde uns são magoados e magoam outros.. mas a vida é feita para aprender e, enqanto uns aprendem com erros e quedas e conseguem seguir em frente (mesmo que a muito custo), outros preferem o caminho mais fácil, que é ficar no fundo e, se possivel, trazer outros. O problema é que o fundo é tão "comodo" que depois para sair é bem mais dificil.

      Eliminar
    4. É um processo de aprendizagem, por vezes até doloroso, que se tem de fazer sozinho. Um dia de cada vez. Temos de aprender a não depender emocionalmente de outros e talvez nessa altura as coisas mudem. I hope so.

      Eliminar
  2. Gostei! :) Mas infelizmente, nos dias de hoje e cada vez mais se cai nessa futilidade, quando tudo à nossa volta chama para isso. Dá-se demasiado valor à imagem e menos ao interior. Há uma certa crise de valores e princípios. E como dizes, a "culpa" desses comportamentos é partilhada por homens e mulheres.
    E não podia estar mais de acordo com o que dizes de haver raparigas que atraem o que no fundo não querem, à conta de se vestirem assim. É algo em que não me revejo. Acho que quando era mais nova não era tanto assim. Tenho 33.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz por teres gostado :)
      Acho que realmente são os sinais do tempo. Há quem chame evolução eu chamaria decadência.. Tenho 26 anos e bem me lembro que há 10 anos atrás não se andava tão "despido" nas ruas, muito menos na escola. Claro que poderá dependente das cidades. A moda pode levar mais tempo a chegar a Guimarães do que a Porto ou Lisboa.. isto quando na altura nem se pensava em redes sociais.. social era contacto. Enfim. Acho que com a "evolução" que vivemos temos uma baixa na auto-estima das pessoas que as obriga a dar mais valor ao externo - porque é fácil e bem acessivel; do que dar valor ao que é realmente de valor.. mas isso não é tão visivel e dá trabalho aperfeiçoar.

      Eliminar
  3. Sou o anónimo que há dias comentou no Shiuuu... que todos pensam que são escritores.
    Queria só dizer-lhe que este texto começa logo com um erro (ou gralha, se preferir) que deveria corrigir: "À mais de uma semana (...)" deveria ser "Há mais de uma semana(...)" uma vez que se trata de uma questão temporal.
    Não tem de publicar o comentário. É só uma correcção que, julgo, merecia ser feita nos seus textos.
    Obrigada pelo comentário construtivo no Shiuuu... e até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela correcção.
      Existem erros que realmente me passam ao lado enquanto escrevo, principalmente erros gramaticais (de outro tipo ficariam marcados e seria difícil não reparar neles) ^_^
      De novo, obrigado. Mas é livre de também comentar a essência dos textos e não ficar apenas pelo que é externo :)

      Eliminar
  4. Em referencia ao texto, deixo este video.
    http://www.youtube.com/watch?v=litXW91UauE

    ResponderEliminar
  5. Que dizes quanto à atracção?

    É claro que para uns é puramente física, é claro que para muitos outros engloba muitos outros sentidos, não apenas visuais. Mas o que atrai, sem palavras? É a roupa? É a falta dela ou o recato? Isto não rótulos? Não são objectificação da mulher na mesma?

    Eu percebo e concordo com tudo o que dizes, apesar de achar que escrever é fácil e demonstrar respeito são coisas diferentes, neste mundo em que vivemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      Como prometido, a resposta! :)

      A atracção física existe, não há forma de negar isso.
      Todos nós vamos sempre colocar "rótulos" no que vemos. Fazemos julgamentos a toda a hora, agora, o que fazemos com esses julgamentos é que depende de nós. Eu não posso "descartar" logo uma mulher apenas porque acho que se veste mal.. no entanto a minha primeira impressão já ficou afectada. Apesar de ser mau julgar pelo que vemos, a nossa aparência exterior irá sempre dizer muito sobre nós. Eu posso ser a melhor pessoa do mundo mas se te aparecer À noite com barba por desfazer, cabelo comprido e roupa amarrotada, certamente irás fugir. No entanto, se aparecer bem vestido, barba e aspecto cuidado, já terás menos medo.
      O mesmo se passa com as mulheres. Podem ser a melhor pessoa do mundo mas se estiverem mais despidas do que vestidas irão passar a imagem de que focam mais no exterior do que no que é interior. Pode até nem ser verdade mas é a imagem que passam.

      Quanto à objectificação da mulher, acredito que apesar de a sociedade ter culpa nisso, acho que a generalidade das mulheres se auto-objetifica; isto é, em vez de mostrarem os seus atributos de personalidade, em vez de mostrarem o seu coração, em vez de mostrarem a sua inteligência, algumas(e cada vez mais), preferem mostrar aquilo que as irá tornar objectos de prazer. Mas, lá está, pode não ser verdade para todas mas, na realidade, é o que acontece na mente de quem vê. A culpa, em parte, é de quem observa mas o observador apenas irás alimentar um pensamento se tiver condições para isso.

      Eliminar
    2. Mas eu acho que é tudo uma questão de postura. Há uma ideia generalizada de que uma mulher "tem que se dar ao respeito", que é absurda. E isso passa muito pela forma como escolhe vestir-se. Há quem se sinta mais confortável com atenções masculinas e não se deixe condicionar por isso e quem se sinta mais retraído. No entanto, há também quem se vista sempre para atrair atenções. E aja de acordo com essa intenção. Mas trata-se de postura, acho eu.

      E é claro que a mulher se auto-objectifica, é isso que aprende, é a percepção de si própria que cria logo desde a pré-adolescência. Porque temos (todos) tendência a vermo-nos como os outros nos vêem. A forma como o interpretamos ao longo da vida e a relevância que lhe atribuímos é que varia.

      E continuo a achar que isso de "mostrar o coração" é muito bonito na teoria, mas não se verifica na prática.

      Eliminar
    3. Na teoria é sempre fácil :)
      Mas a prática nem sempre é complicada como parece. Por vezes basta sorrir, olhar, e não "fugir" mal se sinta algo de diferente. :)

      Mas, voltando atrás, a postura é algo realmente importante. Postura e atitude. E, a mulher deve dar-se ao respeito da mesma forma que todos o devemos fazer. Como alguém pode ser respeitado se não se respeita a si mesmo? O problema é que a sociedade e as pessoas apenas focaram na mulher em geral mas esse conceito de "dar-se ao respeito" é algo que é transversal a todos nós.

      Eliminar
    4. Mas olha que se me aparecer um marmanjo qualquer à noite, nem que esteja banhado em perfume AXE, eu fujo logo. No fundo, sou pessoa que não liga nada às aparências, portanto. :P "Fujo" de tudo.

      Eu não sei o que é "dar-se ao respeito" então. Uma mulher insegura ou que nunca tenha conhecido respeito, que não saiba como exigi-lo, por exemplo, não deve ser respeitada? Deve ser catalogada com uns nomes quaiquer?

      Pano para mangas este tema, rapaz. E sabes que eu fico aqui o dia todo, se for preciso a chagar.

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.