terça-feira, 14 de maio de 2013

Da Religião - "Onde estava Deus quando algo mau aconteceu?"



Muitos fazem esta pergunta, principalmente quando tentam justificar a sua falta de Fé. Outros fazem esta pergunta quando algo de mau acontece nas suas vidas, ou na dos outros. Outros simplesmente fazem esta pergunta para criar confusão e duvida naqueles que são crentes. 
No domingo passado, um amigo meu, mostrou-me um texto onde Anne Graham respondeu a essa pergunta de uma forma, a meu ver, genial. Convido-vos a ler esta citação e a ponderar sobre o que ela significa, tanto para a sociedade em geral como para a nossa própria vida. 


'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'
Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:

'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.
Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'
À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc...
Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas...
A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém. Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos:
'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'.
E então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar). Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem.
E nós aceitamos sem ao menos questionar.
Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade.
E nós dissemos: 'Está bem!'
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino.
Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet.
E nós dissemos:
'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.
Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado;
porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...
Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender:
nós colhemos só aquilo que semeamos!!!
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'
A resposta dele:
'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'
É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.
É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.
É triste como alguém diz:
'Eu creio em Deus'.
Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também 'Crê' em Deus.
É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!
Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros!
É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.
É triste ver como as pessoas ficam amantes de Cristo no sábado, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.
Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa...

Apesar de ser um Pai, Deus não irá interferir nas nossas vidas a não ser que seja convidado por nós. Nós convidamos o Senhor a estar connosco o quando nós oramos a Ele, quando nós cumprimos com a Sua vontade, quando nós fazemos o que é certo e bom, quando nós demonstramos o Amor que sentimos pelos outros. Nós é que o afastamos.. nós é que o expulsamos da nossa vida quando dizemos "eu sei tudo e não preciso de ti" .. como um filho birrento que discute com os pais e sai de casa irado.. apenas para viver sem a lei e protecção dos pais. Nós pensamos que sabemos todas as coisas e, devido ao nosso orgulho, nós afastamos quem mais nos Ama.
Pensem nestas coisas e ponderem se realmente Deus nos abandonou ou se fomos nós que O afastamos das nossas vidas..


4 comentários:

  1. Temos o Livre Arbitrio, as escolhas são nossas! Deus fica profundamente triste quando vê os que o usam erradamente. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Temos a liberdade para escolher mas raramente pensamos na tristeza de nosso Pai Celestial, e até das pessoas que nos rodeiam, quando fazemos as más escolhas :\

      Eliminar
  2. Apesar de ser um Pai, Deus não irá interferir nas nossas vidas a não ser que seja convidado por nós.
    Como pai, nunca esperei ser "convidado" a educar e cuidar da minha filha. Isso seria "sacudir a água do capote", seria atribuir a terceiros uma responsabilidade que é minha, para mais tarde, quando tudo corresse bem, aparecer como o pai responsável e salvador.
    Um pai tem de estar lá sempre, no momento de receber os louvores, ou de assumir os erros. Porque um pai também erra. Só não erram aqueles pais tipo "Aloé Vera", que serve para tudo e não cura nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Isso é verdade, um pai tem de lá estar sempre para educar mas, como pai que é, sabe que dá à sua filha todas as ferramentas para que ela seja educada.. Seja pela sua palavra, pelo seu exemplo, por instrução extra (como livros, escola, etc..). Apesar do seu empenho em educar um filho, ele poderá, ou não, seguir o que diz. Os pais têm um papel MUITO importante na educação dos filhos mas eles também têm a sua liberdade de escolha. Educação não pode ser forçada - fosse assim e muitas familias ditas "boas" não teriam filhos delinquentes. Por maior que seja o esforço de um pai, o filho pode escolher andar por caminhos diferentes. O que cabe ao pai é continuar a amar esse filhos e, com amor, alertar para as más escolhas.
      Com Deus é a mesma coisa. Ele providencia todas as ferramentas e toda a ajuda que precisamos mas, como filhos rebeldes que somos, preferimos fazer as coisas "À nossa maneira" do que à maneira d'Ele e, como filhos pouco humildes que somos, ainda conseguimos culpar nossos pais pelos erros que cometemos. Um pai que deu o seu melhor na educação de um filho não poderá ser culpado pelas escolhas erradas que esse filho faça... ele deu tudo e continua sempre lá.. o filho é que escolheu não ouvir.

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.