sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Do Tempo XIV - Dos Registos de uma Vida.


Nos últimos dias comecei a escrever uma espécie de registo dos eventos que acontecem na minha vida. Não posso chamar diário porque, apesar de tentar escrever diariamente, irei lá escrever textos análogos aos que aqui escrevo, relatos e eventos da minha vida ou até sobre temas variados como Física e Química. 
Mas porquê manter um registo da nossa vida?

A resposta é simples. Um registo é uma forma muito eficiente de nos lembrar das coisas que fizemos no passado. Apesar de pensarmos que a nossa memória durará sempre, e falo por mim, pois eu lembro-me de coisas que fiz à muitos anos atrás; tenho a noção que muitos detalhes, muitas pequenas coisas, se perderam no tempo. 

Há dois anos tentei começar um registo. Escrevi muitas coisas, principalmente relacionadas com a espiritualidade (pois era algo muito recente na altura), sobre musica e também sobre dificuldades que tinha. O problema é que a rotina não foi estabelecida e, um dia sem escrever, passava a dias, semanas até meses. Na passada quarta-feira decidi começar a escrever um registo de raiz e forçar-me a escrever todos os dias, mesmo que seja pouca coisa cada dia. Tudo isto porque sei que as coisas que lá escrever poderão, um dia no futuro, me ajudar num momento difícil  numa dificuldade que já passei e ficou registada mas, principalmente  poderei ler todo o meu progresso ao longo do tempo. Nós aprendemos com o passado em geral mas aprendemos muito com o nosso próprio passado. Ao ver como reagimos em determinada situação no passado poderemos aprender a reagir de forma diferente e melhor.

Este blog faz parte desse registo mas está escrito para o mundo. No meu livro escrevo para mim, para um eu no futuro. Em apenas 4-5 páginas escritas já aprendi bastante. Já posso dizer que, o que lá escrevi, me ajudou na mesma hora, apenas porque me fez relembrar muitas coisas boas, muitas bênçãos, muitas fraquezas mas principalmente o lado bom e forte do meu ser.

Acho que todos deveríamos escrever umas coisas, muito ou pouco de cada vez, pois, essas coisas nos poderão ajudar muito no futuro e podem ajudar muito outras pessoas, que poderá ser a nossa própria descendência. Eles, um dia, poderão olhar para a nossa história de vida e ver que o caminho da perfeição, apesar de parecer muito difícil e tortuoso, é possível de ser percorrido e, como prova, temos as nossas Escrituras Pessoais.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.