segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Do Tempo XIII - Dos Medos


Medo..
Quem não tem medo de alguma coisa?
No fundo há algo que nos faz tremer, que nos faz recuar. Que nos faz hesitar quando temos algo para fazer. 
Gostava de chegar ao fim da minha vida e poder dizer "Eu lutei contra todos os meus medos e venci". No entanto, ainda vou sendo vencido por alguns. Neste texto darei alguns exemplos dos meus medos mas, acima de tudo, da forma como lido com eles. Mas, antes disso, apenas gostaria de afirmar que os medos existem para serem vencidos, por mais que nos custe, por mais "estranhos" que eles sejam, eles devem ser superados. 
Um dos medos que consegui superar, depois de alguma força, foram as vertigens. Um medo das alturas que me impedia até de ir à janela do quarto ou até de subir cadeiras.. Foi algo que custou superar mas agora já faço de tudo. Uma coisa que me ajudou muito a superar foi interiorizar que "não vou cair", por mais que a minha mente me diga que eu vou. 
Quantos de nós não têm medos similares? Medo de cair, de fazer asneiras, de errar. Quantos de nós, com medo de "cair" no nosso percurso diário pelas dificuldades, acaba por não sair do sitio? Ou pior, por fazer asneiras piores?

Um outro medo, ou melhor, um outro factor que me cria grande ansiedade é o contacto com as pessoas. Nunca entendi este problema, não sei de onde ele vem mas apenas sei que tenho dificuldade em aceitar ser tocado (uma simples mão no ombro, ou até abraços). Uma situação que me coloca em piores condições é quando estou no meio de multidões... O estado de ansiedade é tão grande que não vejo ninguém e apenas procuro uma saída. Ir ver o concerto da minha banda favorita foi um "problema", ou ver a inauguração da Capital Europeia da Cultura. Por isso me recuso a ir a manifestações por exemplo.. o meu maior problema não seria a austeridade naquele momento..
No entanto, luto contra estas coisas todos os dias. Mostrar Amor pelas pessoas implica contacto e, uma a uma, vou aceitando, e interiorizando, esse contacto. Acredito que o desconforto é cada vez menor mas quando 10 se tornam 50 então muito trabalho ainda tenho por fazer.. 

Para finalizar acabo com um outro medo - medo de magoar, de falhar, de não ser aquilo que deveria ser - numa relação. Estes receios são bons quando se está numa relação, pois, quando bem "medidos", eles impedem de fazer asneiras maiores e nos obrigam a ser melhores e a lutar pela relação e pelo Amor. Mas, quando não estamos numa relação, estes receios nos impedem de sequer nos aproximar-mos daquelas pessoas que nutrimos o  principio de um sentimento que poderá vir ser grandioso. Não traço padrões para uma companheira, traço padrões para mim para merecer uma companheira. Por isso, apesar de até chegar a Orar para encontrar Amor, eu tenho uma parte de mim que diz "não estás preparado para isso". 


Mas porque falei eu destas coisas? Porque sei que todos temos medos, seja medo do escuro ou medo de responsabilidades; grandes ou pequenos, eles nos restringem e devemos usa-los como uma forma de nos tornar melhores, mais fortes. Quando vencemos um medo nós nos ganhamos um sentimento de invencibilidade. Quando me vi a subir para uma cadeia (estava a mudar uma cortina) ao lado de uma janela aberta.. quando me vi a olhar para baixo e só ver rua, e a não sentir medo ..eu nunca me senti tão forte. Como será sentir estas coisas todos os dias, quando ultrapassamos um medo de dar um passo, de dar um abraço, de falar, de discursar e defender nossas ideias? 

Quão felizes não estaremos quando.. 
..perdemos o medo de estar sozinhos a defender o que acreditamos?
..perdemos o medo de ser bons e diferentes do mundo?
..perdemos o medo de ser nós próprios?
  

3 comentários:


  1. :D


    Sabes o que é o mais estranho de tudo? É a similaridade entre pessoas que encontro ... como elas são parecidas nos seus medos... e também na vontade de os enfrentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a pensar que há medos que são comuns a muitas pessoas.. este que falei acho que devem ser +/- comuns mas as pessoas apenas os demonstram / enfrentam de forma diferente.

      Eliminar
  2. MEDO? Quem nao tem? Mesmo aqueles q passam uma forte imagem . . . Interiorizar q nao o vamos ter e algo de bom e da-nos a forca q precisamos para o ultrapassar. SIM EU SOU CAPAZ. Na familia, no trabalho, a nossa volta. . .

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.