quinta-feira, 30 de maio de 2013

Da Religião - A Ovelha Perdida


E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. 
(Lucas 15:1-7)

Quantos de nós, Santos dos últimos dias, não tem amigos, familiares ou conhecidos que, por alguma razão, se afastaram do evangelho de Jesus Cristo?
Nós sabemos onde está a felicidade, sabemos que Ele vive, sabemos que Ele nos Ama e que ama a todos os seus filhos mas, muitas vezes, guardamos essa nossa felicidade no conforto dos nossos lares e capelas e não a usamos como Testemunho para ir buscar as ovelhas perdidas; aqueles irmãos que se foram afastando do caminho da felicidade e que, por negligência nossa não foram resgatados e agora estão longe.

Quando olho para uma congregação é sempre bom ver quem ainda cá está mas doí ver os lugares vazios onde antes estava um irmão. Uma das grandes razões que leva as pessoas a se afastarem é a desarmonia entre irmãos. Discussões e mal-entendidos levam pessoas,que outrora tinham Fé, a se afastarem da igreja. Há algo que todos devemos aprender - O Evangelho de Jesus Cristo é centrado no Amor! - Não pode existir amor se não existe perdão. Por maior que seja a ofensa que essas pessoas fizeram, se não souberem perdoar então não há amor. Só um 'pastor' amoroso deixa as suas 99 ovelhas bem comportadas e sai à procura daquela ovelha que se perdeu. Agora vamos olhar para nós próprios - O que é melhor? O que fazemos nós? Será que nos glorificamos nas 99 ovelhas que mantemos ou vamos sair do nosso conforto e procurar por aquela que se perdeu?  
Existe algo que já ouvi dizer n'A Igreja que é "poucos mas bons" - Isto é treta. Peço desculpa se feri sentimentos mas como podemos nós dizer estas coisas quando há almas que se perderam e elas não voltam porque os bons não as foram resgatar? Ou quantas almas ainda não ouviram as Boas Novas porque os bons não saíram da sua zona de conforto para ajudar na Obra Missionária, partilhando o evangelho até dentro de sua própria casa?

Estas pessoas que se afastam, muitas vezes, apenas precisam que se lembrem dela, que as vão visitar e mostrar que não foram esquecidas e que nós as temos sempre em nossas mentes e corações. Estas pessoas precisam de apoio para superar dificuldades (mesmo aquelas sobre dignidade e pecado) mas sentem vergonha em voltar à igreja, com medo de serem julgadas. Meus irmãos - Todos Somos Pecadores - se alguém tem pecado É na Igreja que deve estar. é lá que recebe ajuda, apoio, e é lá que irá sentir o amor e a harmonia necessária para se sentir bem. Mas estas coisas são em vão se nós não temos nem amor nem harmonia em nossos corações quando recebemos de volta essas ovelhas perdidas. Se elas são recebidas com frios olhares, com conversas paralelas, com julgamentos, então elas voltarão a fugir. É nosso dever - Como Santos dos Últimos Dias - seguir o exemplo do Bom Pastor, Jesus Cristo, e ser amorosos com todos, mesmo aqueles que se afastam e nos ofendem. Devemos ser como Ele e sair da nossa zona de conforto e ir buscar aqueles que se afastaram. É nosso dever, como filhos de Deus, olhar e zelar pelos nossos irmãos; sejam eles d'A Igreja ou não - Temos de Amar a todos por igual. 

Vamos sair à rua, vamos às casas das famílias afastadas, vamos orar e jejuar por eles, vamos convidá-los para noites familiares ou actividades. Vamos encher nossos corações de Amor e partilhar esse amor com quem mais precisa. 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Do Tempo - Das Escolhas que definem o nosso futuro



A vida é feita de escolhas.. sempre ouvimos dizer esta frase, principalmente quando temos alguma escolha pela frente. 
Há uns meses atrás, depois de acabar o Mestrado, tive de decidir o que fazer - ficar cá ou ir para fora. Acabei por ficar por terras lusitanas e foi a maior bênção que podia ter recebido, um trabalho numa universidade, num grupo fantástico e a fazer aquilo que gosto. 
Agora chegou o momento para mais uma decisão e, desta vez, acho que é mais complicada. Acho-a complicada porque está ligada à minha identidade profissional. 
Na área das ciências exactas é normal uma pessoa focar em uma área de estudo, especializando-se em um tema especifico. Isto é bem normal pois, desde pequeninos que nos vamos especializando numa área de estudo. Lembram-se quando escolheram ciências no secundário? Já estava a fazer uma pré escolha da vossa especialização. Quando chegamos à universidade nós vamos escolher outra especialização e, com os mestrados e "ramos" dos cursos, acabamos por nos tornar especialistas em algo especifico, principalmente quando acabamos a nossa tese de mestrado.

O meu percurso académico não foi tão centralizado numa área, como é normal; o que eu achava ser algo bom acabou por me causar este desconforto que sinto agora - O que quero eu fazer?
O meu percurso foi, no mínimo  estranho. Eu entrei para a universidade inscrito no curso de Engenharia Informática. Ali aprendi, por exemplo, sobre programação. Passados dois anos vi que não queria ser programador, pois era limitante, e mudei para o curso de Física. Neste curso eu já tinha mais abertura mas ainda me sentia restringido na área de conhecimento e, devido a isso, acabei o curso no ramo da biofísica. Apesar disso, sentia-me fraco na área da óptica e, devido a isso, fiz o meu projecto de final de curso na área da óptica (desde teoria até à parte experimental). A escolha deste ramo, da física, abriu-me as portas para o Mestrado em Biofísica onde fiquei a saber bem mais sobre biologia. Durante o mestrado trabalhei num grupo de investigação onde estudava condutividade, nanotubos, etc.. que me permitiu conhecer mais uma área/tema de estudo.
A minha Tese de mestrado foi feita com bases já em química, pois eu tinha poucas bases de química e queria saber mais. Agora trabalho no estudo de polímeros (plásticos), algo que nunca tinha trabalhado antes.

Em suma, eu não me especializei em nenhuma área especifica. Sei de muitas coisas mas não segui um caminho que a generalidade das pessoas segue. Normalmente as pessoas gostam de uma coisa e especializam-se nessa área (ou próximo); no meu caso, a minha especialização é ter mais conhecimento e resolver problemas..
Na última sexta-feira, o meu orientador fez uma pergunta que me deixou sem resposta - o que quero eu fazer no futuro, pois estávamos a falar de doutoramentos. Não soube responder porque gosto de todas as coisas - desde a biologia, física, química, etc.. Em qualquer uma das áreas eu iria me sentir em casa. Um doutoramento é, por definição, uma especialização e essa ideia assusta-me. 

Sexta-feira já tenho que saber responder a esta pergunta - O que quero fazer no futuro?  

domingo, 19 de maio de 2013

Do Amor - A Maior das Bênçãos


Quando olho para todas as coisas que já recebi de Deus não há nenhuma que se compara à bênção que é ter uma Família. O Pai já me abençoou com bastante conhecimento, com sabedoria, com oportunidades para melhor, até nas coisas materiais já me abençoou muito mas uma se destaca acima das outras todas - a família.. Um pai, uma mãe e uma irmã, maravilhosos e que me ensinam todos os dias (mesmo sem se aperceberem). 
O Plano de Deus tem a família como principal foco. Desde o inicio dos tempos que o conceito "Família" existe. Adão foi unido a Eva em sagrado matrimónio e, a partir deles, formou-se uma família maravilhosa.A maior bênção que um homem pode receber é a de encontrar aquela que será a sua companheira eterna e, juntos, formarem uma Família Eterna. Quão maravilho é saber que aquelas pessoas que vocês tanto amam, estarão convosco para toda a Eternidade. Não vejo alegria maior do que esta - unido, em família  para toda a eternidade.

Este fim de semana, aconteceu a conferência da estaca porto-norte d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Como podem adivinhar, o tema central foi a Família. Ouvi discursos maravilhosos, testemunhos fantásticos e inspiradores. Sempre que ouço falar sobre família e casamento Eterno, eu sonho com o dia em que eu próprio irei viver essas coisas. 

Nas conferências, é normal nós aprendermos coisas novas, principalmente por revelação (ao ouvir discursos ou a ler escrituras ou,até, nos hinos). Esta conferência não foi diferente para mim e também me foi revelado algo. Esta revelação não me veio através de um discurso, hino ou oração; esta revelação aconteceu no Sábado, na reunião de Sacerdócio da Estaca. Nessa reunião, eu fui chamado, sem aviso prévio, para tocar piano e acompanhar o coro quando cantava os hinos. Fiquei bastante nervoso pois não estava a contar e, devido a esse nervosismo, acabei por não tocar muito bem. Apesar disso, no final do primeiro hino algo me veio à cabeça, um simples conceito que está ligado a todas estas coisas - A Preparação.
Nós devemos estar sempre preparados pois não sabemos quando será a nossa altura de agir. Esta preparação pode passar por simples ensaios semanais (neste meu caso ^_^), pode passar por estudar as escrituras e orar a Deus, para que estejamos preparados para pregar o Evangelho e prestar nosso Testemunho, em qualquer altura. Passa por ser responsáveis e disciplinados, para que possamos ser bons trabalhadores. Passa por aprender a ser amorosos, para que um dia possamos cuidar de uma Família  Passa por aprender a esquecer de nós próprios e dedicar todo o nosso coração a quem mais amámos e, dessa forma, criar uma união perfeita. 
Tudo requer uma preparação e essa preparação tem de começar ontem. Thomas S. Monson uma vez ensinou, enquanto falava sobre como tinha conhecido a sua esposa, que quando chegamos ao momento de agir então o tempo de preparação acabou. Ele proferiu estas palavras logo após contar como conheceu a sua esposa. Para nós nos tornamos os maridos, ou esposas, ou pais certos, é preciso nos preparar-mos para esse momento. Um homem deve aprender a ser amoroso e a magnificar seu Sacerdócio pois é com ele que irá abençoar espiritualmente a sua família. Uma mulher deve aprender a ser bem amorosa para cuidar da família  Os dois deverão aprender juntos em como ser bons pais.

A Família é uma bênção maravilhosa e, confesso, que cada vez mais frequentes são os meus sonhos sobre família e casamento eterno - será alguma dica? ^_^ O tempo o dirá.. mas sei que, até ao dia que seja abençoado com essa alegria, eu me irei preparar. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Da Religião - "Onde estava Deus quando algo mau aconteceu?"



Muitos fazem esta pergunta, principalmente quando tentam justificar a sua falta de Fé. Outros fazem esta pergunta quando algo de mau acontece nas suas vidas, ou na dos outros. Outros simplesmente fazem esta pergunta para criar confusão e duvida naqueles que são crentes. 
No domingo passado, um amigo meu, mostrou-me um texto onde Anne Graham respondeu a essa pergunta de uma forma, a meu ver, genial. Convido-vos a ler esta citação e a ponderar sobre o que ela significa, tanto para a sociedade em geral como para a nossa própria vida. 


'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'
Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:

'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.
Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'
À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc...
Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas...
A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém. Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos:
'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'.
E então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar). Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem.
E nós aceitamos sem ao menos questionar.
Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade.
E nós dissemos: 'Está bem!'
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino.
Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet.
E nós dissemos:
'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.
Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado;
porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...
Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender:
nós colhemos só aquilo que semeamos!!!
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'
A resposta dele:
'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'
É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.
É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.
É triste como alguém diz:
'Eu creio em Deus'.
Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também 'Crê' em Deus.
É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!
Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros!
É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.
É triste ver como as pessoas ficam amantes de Cristo no sábado, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.
Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa...

Apesar de ser um Pai, Deus não irá interferir nas nossas vidas a não ser que seja convidado por nós. Nós convidamos o Senhor a estar connosco o quando nós oramos a Ele, quando nós cumprimos com a Sua vontade, quando nós fazemos o que é certo e bom, quando nós demonstramos o Amor que sentimos pelos outros. Nós é que o afastamos.. nós é que o expulsamos da nossa vida quando dizemos "eu sei tudo e não preciso de ti" .. como um filho birrento que discute com os pais e sai de casa irado.. apenas para viver sem a lei e protecção dos pais. Nós pensamos que sabemos todas as coisas e, devido ao nosso orgulho, nós afastamos quem mais nos Ama.
Pensem nestas coisas e ponderem se realmente Deus nos abandonou ou se fomos nós que O afastamos das nossas vidas..


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Do Amor - Pelo amor lutar contra quem for!




A Girl Worth Fighting For


For a long time we've been
marching off to battle
In our thundering herd
We feel a lot like cattle
Like the pounding beat
Our aching feet aren't
easy to ignore
Hey, think of instead
A girl worth fighting for
Huh?
That's what I said
A girl worth fighting for

I want her paler than the
moon with eyes that
shine like stars
My girl will marvel at
my strength, adore my
battle scars
I couldn't care less what she'll
wear or what she looks like
It all depends on what
she cooks like
Beef, pork, chicken
Mmm

Bet the local girls thought
you were quite the charmer
And I'll bet the ladies love
a man in armor
You can guess what we
have missed the most
Since we went off to war
What do we want?
A girl worth fighting for 

My girl will think I have no faults
That I'm a major find
How 'bout a girl who's got a brain
Who always speaks her mind?
Nah!
My manly ways and turn of
phrase are sure to thrill her
He thinks he's such a lady killer

I've a girl back home who's
unlike any other
Yeah, the only girl who'd
love him is his mother
But when we come home
in victory they'll line up
at the door
What do we want?
A girl worth fighting for
Wish that I had
A girl worth fighting for
A girl worth fighting..


Sempre gostei dos filmes da Disney, principalmente por causa das musicas. Têm mensagens fantásticas e esta musica, que se pode encontrar no filme Mulan, é uma delas. Hoje apenas deixo esta música :)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Da Alma - Da Resiliência e da Confiança.






Nestas últimas semanas muita coisa aconteceu comigo. Já falei de algumas delas mas uma me tem atormentado (por falta de melhor palavra..) mais do que as outras.
Já falei destas coisas até num discurso meu mas, como em muitas coisas da nossa vida, é mais simples falar para os outros do que as aplicar a nós próprios. Falo do sentimento de inadequação para a execução de alguma função ou chamado. Isto normalmente acontece connosco quando não vemos coisas a acontecer, por mais que tentemos e façamos o nosso melhor. Nós lutamos, oramos, trabalhamos, jejuamos, e as coisas simplesmente não acontecem.
Apesar de tudo, um conceito me veio à mente, que é o conceito de ser resiliente e manter a confiança em Deus. Mesmo que as coisas estejam a correr mal, nós devemos continuar a lutar, sem nunca baixar os braços. Outros poderão desistir mas o que distingue um discípulo de Cristo das outras pessoas é o facto de nós não desistirmos, de nós não desistirmos de ninguém. Por isso, sempre que este sentimento me vem à mente, mais frequente nestas ultimas semanas, eu volto-me para o que eu Sei, para o que eu Acredito, ou seja, para o meu Testemunho. A Fé que tenho dá-me mais força para que, apesar de as coisas não acontecerem, eu não baixarei os braços e lutarei, cada dia mais, para que os meu chamados sejam magnificados e que almas sejam salvas. 


Esta semana li um discurso do Elder Bednar* onde a mensagem era sobre um homem que estava muito doente e pediu uma benção de saúde. Elder Bednar perguntou a este homem (algo deste género):

Sei que tens a fé para ser curado mas será que tens a fé para não ser curado?

Parece um paradoxo, não é? Mas esta simples frase tem uma consequência tremenda -- Será que nós temos a fé suficiente para aceitar a vontade de nosso Pai Celestial, mesmo que isso implique não ser curado? 
À aproximadamente cinco semanas passei por uma experiência parecida e, quando li este discurso, foi como se as coisas se tivessem tornado tão mais claras. Eu estava no papel de quem iria abençoar mas, ao mesmo tempo, também estava no papel onde a minha fé teria de respeitar a vontade do Pai. 

Por vezes nós não compreendemos a forma como o Senhor age e Ele próprio disse o seguinte:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. 
Isaías 55:8-9

Como a nossa vontade, muitas vezes, não é a vontade do Senhor, faz com que a confiança n'Ele seja uma parte muito importante do Evangelho. Quando confiamos no Senhor então confiamos nos seus chamamentos e, essa confiança, torna as provações tão mais fáceis de suportar. 
Quando nós damos o nosso melhor para cumprir nossos chamados, cumprir com os mandamentos e viver a nossa vida da melhor forma, então o Senhor fará a parte dele e derramará bênçãos sobre a nossas cabeças -- e essas bênçãos podem ser tão simples como sentimentos de paz e de amor.