segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Névoa e Padrões de Luz



Quando era mais novo eu e a minha família íamos passar férias para um parque de campismo. Como ele era muito perto do mar era comum acordar de manhã e ser presenteado com uma maravilhosa manhã de nevoeiro. 
Lembro-me de sair para a rua, para ir comprar o pão, e apenas ver pouco mais de alguns metros à minha frente; eu achava aquilo fantástico. Pegava na minha bicicleta e fazia o percurso mais longo para aproveitar cada momento que tinha para atravessar aquele nevoeiro misterioso. Eu olhava o céu e era capaz de ver, entre as árvores, a luz do Sol a tentar atravessar a névoa. À medida que ia atravessando o parque eu via vultos de pessoas a sair das suas tendas e a começarem o seu novo dia. Algumas acordavam mal dispostas porque aquela manhã já não seria uma manhã para apanhar banhos de sol; outras pessoas simplesmente estavam indiferentes, pois era normal. E eu? Eu estava contente porque estava a atravessar um misterioso nevoeiro usando um percurso que eu conhecia tão bem mas era incapaz de o discernir para além de alguns metros à minha frente.  O percurso não era muito longo mas eu não o queria percorrer com muita velocidade. Lembro-me de chegar no cimo de uma colina, não muito alta, e de ver o meu objectivo lá no fundo, junta à entrada do parque. Não o via bem, ainda estava encoberto pelo nevoeiro, mas o sol era capaz de o iluminar o suficiente para eu saber para onde eu tinha de ir. Quando estava mais perto já era capaz de ver pessoas a entrar e a sair, pessoas que foram comprar o seu pão, pessoas que apenas estavam a passear, crianças a brincar e também a pedalar no mesmo caminho que eu percorria.

A vida pode ser vista como uma caminhada no nevoeiro. Por vezes nós gostaríamos de ver para além dessa névoa, queríamos ser capazes de saber todas as coisas e manter o controlo e evitando as incertezas mas a vida não é assim. A vida é feita das escolhas que realizamos quando não vemos tudo; a vida é incerteza; a vida é arriscar; a vida é fazer as escolhas certas sem precisar de garantias.
Quando nós tentamos forçar a nossa visão para ver melhor através do nevoeiro nós vamos ver o contrário a acontecer.. de repente vamos deixar simplesmente de ver; o que antes seriam alguns metros de caminho passaram a ser palmos de distância - como quando acendemos uma lanterna bem forte e apontamos para a névoa e ela fica bem mais densa. 

A luz que temos em nossas vidas, aquela que nos permite ver o suficiente para dar mesmo que seja apenas um passo em frente, é o resultado das nossas experiências, do nosso conhecimento. A nossa capacidade para ver mais e mais longe, essa luz que nos guia, está ligada à nossa sabedoria quando fazemos cada escolha; quando damos cada passo nesta nossa caminhada através da névoa. Devemos confiar no nosso discernimento mas também devemos ser capazes de aceitar dar as mãos a quem nos deseja ajudar a percorrer esse nevoeiro. Na vida, envoltos numa névoa, nem sempre o nosso sentido de orientação aponta para norte, para a segurança. No entanto, quando fazemos esse percurso acompanhados, a chance de nos perdermos no nevoeiro é bem mais reduzida e , acima de tudo, nunca estaremos sozinhos mesmo que, por momentos, ambos estejam perdidos. 

Um passo de fé é um passo que damos quando a névoa é mais densa e não nos permite ver para além de um simples passo em frente. Se observarmos bem poderemos ver que mesmo na névoa mais densa a luz é capaz de penetrar, mesmo que seja o suficiente para nos ajudar a dar um simples passo em frente. 

2 comentários:

  1. Hoje acordei a pensar nisso, acho que tomo sempre as decisões erradas! Ainda à pouco me disseram: "as vezes quando precisas de arriscar ficas quieta, quando podes correr risco de vida vais sem pensar"! Apesar de a pessoa estar a falar de um assunto um pouco específico, acho que na verdade tem razão, só não consigo justificar o porquê!? (Carina)

    ResponderEliminar
  2. O texto que mais gostei de ler até hoje :) Parabéns João*

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.