sexta-feira, 27 de julho de 2012

Da Religião XIII e da Alma XIV - A Expiação de Jesus Cristo


O propósito da nossa vida é de voltar ao Pai num estado melhor, ou seja, com Conhecimento, Sabedoria, Amor, Desejo de perfeição. O propósito do Evangelho é de tornar os homens maus bons, e tornar os homens bons melhores, e mudar a natureza humana (Mosias 5:2).

Mas como estas coisas são feitas? Como é que um ser decaído, devido ao pecado, pode voltar ao Pai? Como funciona o Arrependimento? Sabemos que existe a Justiça de Deus, onde todos irão pagar pelos seus pecados, pois existirá sempre uma consequência pelos nossos actos. Mas também existe a misericórdia de Deus, que perdoa os pecados aos Homens, caso se arrependam. Estas duas Leis parecem contraditórias pois como pode ser realizada a Justiça sem pisar a Misericórdia ou como podemos ser Misericordiosos sem negar a Justiça? A Lei do Pai não pode ser mudada, nunca irá mudar. Ela é tão Eterna como o próprio Pai. 

Para nos redimir das correntes da morte, para servir como mediador entre a justiça e a misericórdia, para nos fortalecer e consolar, foi enviado o Filho Unigênito do Pai - Jesus Cristo. Ele foi escolhido para sofrer pelos nossos pecados, caso nos arrependêssemos deles, Ele foi escolhido para nos guiar nesta vida e de volta ao Pai.
Todos conhecemos, mesmo que apenas um pouco, a história das últimas horas da vida de Cristo. Conhecemos o sofrimento dele no jardim das Oliveiras, que foi a hora de maior sofrimento para Ele, pois foi ali que ele carregou, dentro de si, todo o nosso sofrimento, toda a nossa angustia. Ele suava gotas de sangue, tamanha era a dor que sentia. O Cálice que bebeu era das mais amargas das águas e Ele escolheu beber para nos redimir a todos, caso decidíssemos seguir o Seu Caminho. Conhecemos também a história da crucificação. Quando Cristo foi arrastado pelas ruas, humilhado, apedrejado e chicoteado, pois tanto era o ódio que sentiam por Ele.. Ele venceu a morte nesse dia para nós, um dia, também vencermos a Morte e voltarmos ao Pai. 

O que Ele fez foi por todos nós, pelos que já vieram desde os princípios dos Tempos, pelos que vivem e pelos que virão ainda. A Expiação é Eterna e Eterno é o seu Fruto. Através dela nós podemos ser fortalecidos, nossos pecados podem ser perdoados, pois ele é o mediador entre toda a Justiça e Misericórdia, pois, através Dele, a Justiça é feita e a misericórdia, e redenção dos nossos pecados, é nos concedida. 

A Expiação de Jesus Cristo é mais do que uma redenção,ela nos fortalece, torna os nossos fardos mais leves. Estou muito grato pela bênção que é expiação e por todas as coisas que se passaram comigo graças a  este maravilhoso acto de Amor. Pois a Expiação é isso mesmo, um sacrifício que foi, acima de tudo, um acto de Amor.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Do Tempo III - A Música


"A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos.
A melodia é a vida sensível da poesia."

A música sempre foi uma constante na minha vida. Desde que existo que ouço música. Ouço música quando estou alegre, quando estou triste, quando estou a trabalhar, quando estou a ler, quando estou a descansar, até já ouvi música enquanto dormia.

Acho que consigo criar uma banda-sonora da minha vida usando simplesmente música. Aliás, a minha peça favorita é a Nona sinfonia de Beethoven e sempre acreditei que ela descrevia  minha vida na perfeição. Outras músicas também são capazes de descrever pequenos episódios que se passaram comigo. Por exemplo, a música The poet and the pendulum dos Nightwish - a ultima parte dela, foi o catalisador de uma mudança na minha vida. A música kuolema tekee taiteilijan - "A morte cria um artista" é das minhas favoritas porque a letra explica um desejo constante meu - tornar-me melhor. Foi das primeiras músicas que aprendi a tocar no piano (completa). 

Uma música que aprendi há alguns meses, Moonlight Sonata - Beethoven, sempre foi uma música que sempre gostei de ouvir mas nunca teve um significado especifico para mim até ao momento que a aprendi a tocar. Um dia decidi aprender a tocar esta música e na semana em que a acabei eu fui rejeitado (talvez não a melhor palavra mas não encontro outra) a nível amoroso. Engraçado que esta música, que não é feliz, encaixou perfeitamente em um acontecimento que ocorreu na mesma semana em que conclui a sua aprendizagem. É talvez a minha música favorita para tocar, devido a todo o sentimento que transmite, mas ficou ligada a um acontecimento menos feliz. 

Adoro ouvir bandas sonoras de filmes. Não há nada melhor para relaxar, ou para trabalhar, ou até para um momento que precise de mais energia do que ouvir uma boa música criada para filmes. Alguns exemplos são bandas sonoras como The Last Samurai, The village, Inception, Gladiator, Braveheart, etc.. Ou as minhas favoritas de todos os tempo, até sei cantar algumas, que são as músicas da Disney. Ainda me vêm lágrimas aos olhos ao ouvir estas músicas. Sinto-me como uma criancinha.

Enfim.. Sempre que estou a precisar de ânimo, ou a precisar de pensar e fugir do mundo, eu sento-me ao piano e toco todas as músicas que me vierem à mente; desde Moonlight Sonata, Cannon D (Pachelbel), Hinos, musicas da Disney ou banda sonora,etc..  Simplesmente para me alegrar, para me fazer pensar e para esquecer o mundo e todas as suas tristezas e pressões. 
Nunca partilhei desde Talento com os outros, ou melhor, nunca o tornei útil aos outros mas decidi mudar isso e dedicar-me a dar música aos outros. Se temos Talentos devemos partilhá-los com os outros e não escondê-los. Apesar de ainda ter muito que aprender eu decidi perder a vergonha e tocar para quem precisa de ouvir. 

A música para mim é isso, uma demonstração de Amor para com os outros. Deve ser partilhada e dada a conhecer. Deve inspirar, deve criar, deve unir, deve despertar os melhores sentimentos que temos, deve nos acordar e fazer abrir os olhos, deve nos relaxar, deve dar-nos energia. A música, a meu ver, é uma outra linguagem divina e deve ser tratada como tal.. deve edificar e nunca destruir. 


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Do Tempo II - A Queda e a Redenção


Acho que esta imagem descreve perfeitamente como me sinto estes últimos dias. Caído, derrotado, sem forças, cansado. Já procurei por respostas para o porquê mas não as encontro; talvez não haja nada para encontrar. 
Ainda à poucos dias falei, e escrevi, sobre ânimo e felicidade. Todas as coisas que vou escrevendo são, essencialmente, coisas que eu preciso ouvir mas ninguém as diz. Ao olhar para trás vejo que as minhas maiores chamadas de atenção saíram da minha própria boca e não da boca dos outros. Não sei se isto é bom ou mau mas, por um lado, deixa-me um pouco sozinho pois, normalmente, são amigos ou familiares que nos chamam a atenção.

Mas porque falo eu disto? 
Bem, já sentiram uma dor no peito que simplesmente começou do nada e não sabem a razão de ela existir? Hoje passei por isso e descobri que não era nada que eu tinha feito mas foi um alerta para algo que poderia vir a fazer. Claro que só descobri isto depois de fazer mas enfim.. estamos sempre a aprender com os erros. Nada que tenha feito é grave, acredito que se fosse nem escreveria sobre isso. Apenas falo destas coisas porque aprendi que não é preciso algo de muito grande para nos fazer cair. Bastam coisas pequenas e quando damos conta já estamos em queda. Devemos aprender a estar alertas. Aprendi isso hoje da melhor maneira que poderia aprender e estou grato por isso, apesar de tudo. As coisas boas também são feitas de pequenos milagres e não de grandes e fantásticos milagres.
Se repararmos bem, as nossas vidas estão cheias de pequenas bênçãos e milagres que, devido à nossa cegueira causada pelo cansado e vida atarefada, não damos conta deles acontecerem.  Milagres estão por todo lado em nossa vida, só temos de estar atentos a eles. 

Asneiras e milagres, duas coisas de naturezas tão diferentes mas com uma coisa em comum, bastam poucos e pequenos para nos fazer cair ou para nos elevar. Hoje aprendi que cair é fácil quando somos descuidados e rebeldes, no entanto, enquanto escrevo, aprendo que bênção a bênção somos elevados. 
Tudo leva o seu tempo a passar. Todas as dores demoram a passar mas com bom ânimo e esperança, elas podem tornar-se menos dolorosas. Cair em depressão e tristeza é fácil se nos deixarmos abater com pensamentos de que somos inadequados e fracos. Devemos tentar afastar esses pensamentos e desejar ser fortes, um dia de cada vez. 

Com bom ânimo e esperança poderemos, então, abrir os olhos, erguer nossa cabeça e abrir as asas para voltar aos céus e voar.



domingo, 22 de julho de 2012

Da Religião XII - As Regras de Fé



Já à algum tempo que desejava escrever sobre as Regras de Fé. Estas regras, como são chamadas, não passam de princípios que A Igreja de Jesus Cristo segue. Resumem tudo em que acreditamos, tudo o que fazemos, a nossa missão, a nossa essência. Irei escrever cada uma delas hoje e irei escrever sobre cada uma delas também. Oro para que seja inspirado na escrita destas coisas pois elas resumem tudo em que acredito e são uma boa forma de nos conhecerem melhor.

1ª Regra de Fé - Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.
Cremos que Deus é nosso Pai, pai de nossos espíritos. O Seu Amor por nós é tão grande que simples palavras não chegariam para o descrever. Ele deu Seu próprio Filho unigênito para nos salvar - a todos - das amarras do pecado. Um dia irei escrever mais sobre a Expiação. Jesus Cristo é nosso irmão e nosso Mestre. Ele é quem nos guia de volta ao Pai, como Ele próprio diz "Só através de mim serão salvos". A terceira personagem da Trindade é o Espírito Santo. É através dele que recebemos testemunho da veracidade das coisas, através dele somos consolados e inspirados.

2ª Regra de Fé - Cremos que os homens serão punidos por seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
Aqui está um grande principio. Todos somos responsáveis pelos nossos actos e não pelos actos dos outros. Seremos julgados pelas coisas que fizemos, pelas suas consequências. Se fizemos mal seremos julgados por isso, se induzimos alguém em erro, também seremos julgados por isso. Esta regras também diz que os erros da nossa ascendência não recairão sobre nós. Não somos punidos pela transgressão de Adão logo, as criancinhas são puras e limpas quando nascem. O Senhor o disse "Das criancinhas é o Reino dos Céus", elas são puras perante o Senhor, elas não podem pecar pois não sabem como agir, apenas fazem o que lhes ensinam (pais por exemplo). Apenas quando começamos a tomar decisões com consciência é que seremos responsabilizados pelas coisas que fazemos.

3ª Regra de Fé - Cremos que, por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva por obediência ás leis e ordenanças do Evangelho.
Não há nada mais maravilhoso em todo o Evangelho do que a doutrina da Expiação. O simples pensamento de que, apesar de nossos erros, nos podemos arrepender e voltar ao Pai é algo maravilhoso. Apenas algo puro pode habitar junto a um Ser Puro como é o Pai. A Expiação é a forma como toda a justiça da Lei de Deus e toda a misericórdia, sejam cumpridas, pois uma não pode negar a outra. Também não podemos viver com o Pai se não somos capazes de viver segundo a Lei do Pai, por isso a obediência é essencial. 

4ª Regra de Fé - Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: Primeiro : Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo: Arrependimento; terceiro: Baptismo para a remissão de pecados; quarto: Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.
Nesta regra é apresentado o inicio do Caminho até ao Pai. Devemos ter Fé, fé em Jesus Cristo pois é através dele que as coisas são feitas, Ele o disse. Devemos nos arrepender dos nossos pecados e erros e desejar ser melhores, este é um passo essencial para nos tornamos puros perante o Pai. Devemos ser baptizados, pois o baptismo significa renascer, renascer para uma nova vida, uma vida de rectidão. Devemos receber o Dom do Espírito Santo, que é o direito a ter a companhia do Espírito Santo, ele passa de uma influência para um companheiro constante, esse é o nosso direito quando estamos limpos. Estes são os Primeiros princípios e ordenanças do Evangelho e não as únicas, depois destas existe um longo caminho para percorrer com perseverança e Fé.

5ª Regra de Fé - Cremos que um homem deve ser chamado por Deus por profecia e pela imposição de mãos, por quem possua a autoridade, para pregar o Evangelho e administrar suas ordenanças.
A autoridade, uma coisa essencial para executar a vontade do Pai na terra. Apenas alguém com autoridade pode agir em nome do Pai. É assim no nosso mundo (pensem na policia por exemplo) e é assim no Reino do Pai. Sem a autoridade devida então todas as ordenanças executas não poderão ser Seladas e aceites, pois não foram realizadas por alguém chamado para o efeito. Cremos que os chamados acontecem por profecia e inspiração divina, pois esta é a igreja de Jesus Cristo e Ele está á cabeça. Tudo é feito segundo Sua vontade.

6ª Regra de Fé - Cremos na mesma organização que existia na Igreja primitiva, isto é, apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc..
Nosso Mestre criou esta igreja quando cá esteve entre nós, ordenou apóstolos, evangelistas e mestres, entre outros, para pregar o evangelho e ministrar entre os povos. Os profetas antigos também tinham seus pastores para ajudar a pregar o Evangelho. Esta organização sempre existiu e está restaurada nos dias de hoje, pois agora temos Profeta, apóstolos, pastores, evangelistas,  mestres, etc... 

7ª Regra de Fé - Cremos no dom de línguas, profecia, revelação, visões, cura, interpretação de línguas, etc..
Todos os dons divinos existem e são reais. O mundo não os pode explicar pois não são do mundo. Esta é a ciência de Deus e ela é maior que a ciência do homem. Milagres acontecem mas só acontecem depois de se exercer Fé. Cada um recebe segundo sua necessidade e Fé e sempre para o bem de Todos. Uns poderão ter o dom das línguas.. basta ver os missionários que aprendem a falar uma língua em apenas algumas semanas, apenas para pregar o Evangelho a esses povos. Um simples exemplo entre tantos que já presenciei e que vocês já presenciaram também.

8ª Regra de Fé - Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida correctamente; também cremos ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus. 
A bíblia sagrada é algo tão importante, ensina tanto sobre o ministério do Jesus Cristo, sobre os profetas antigos, sobre a doutrina. O Livro de Mórmon é um livro que veio também dar testemunho de Jesus Cristo e do Evangelho. Foi escrito por outro povo, por profetas inspirados e foi escrito para os dias de hoje, para testificar o que a bilbia já perdeu (devido ás traduções e corrupções causadas ao longo dos anos). Juntos eles são a pedra angular da Igreja de Jesus Cristo e são o nosso manual de instruções para a vida.

9ª Regra de Fé - Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora e cremos que Ele ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus.
Porque é que O Pai iria deixar de falar com seus filhos? Porque é que a revelação iria cessar? Muito ainda será revelado, muito é revelado hoje em dia, através dos profetas e apóstolos e até como revelação pessoal. Ele não nos esqueceu, aliás, ele nos Ama muito e nunca se esquecerá de nós. Ele sabe o nome de cada um de seus filhos e muito revela hoje em dia para nos ajudar a atravessar todas as dificuldades, para ouvir e perceber apenas temos de sintonizar nossos corações com o Espírito Santo.

10ª Regra de Fé - Cremos na coligação literal de Israel e na restauração das Dez Tribos; que Sião (a nova Jerusalém) será construída no continente americano; que Cristo reinará pessoalmente na Terra; e que a Terra será renovada e receberá sua glória paradisíaca. 
Esta regra de Fé fala da segunda vinda de Cristo, ou do milénio. A coligação é algo que os profetas antigos vêem profetizado. O Pai não esqueceu seus filhos e todas as tribos de Israel serão coligadas. Claro que as profecias do milénio assustam um pouco, as pessoas apenas se lembram das catástrofes e traumas, mas uma coisa é nos assegurada, os Fieis serão protegidos, ou seja, quem tiver Fé no Pai e no Filho, verá sua dor diminuída ou até poderá ser protegido da dor e dos traumas. Isto é para Todos e não apenas uns escolhidos. Pela Fé serão Salvos.

11ª Regra de Fé - Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem.
Regra interessante. Mostra que nós não impomos nada a ninguém, pelo menos não é essa a intenção do evangelho. Todos temos direito a escolha e o Evangelho é uma escolha. Aceitam seguir ou não. A Verdade é acessível a todos e a sua aceitação nunca será imposta. Não é com imposição que a Fé é construída mas com longanimidade, com humildade e com respeito pelos nossos queridos irmãos. Devemos advertir e partilhar o Evangelho sempre que podermos mas devemos respeitar quando as outras pessoas não aceitam ouvi-lo.

12ª Regra de Fé - Cremos na submissão a Reis, presidentes, governantes e magistrados; na obediência, honra e manutenção da lei.
Ou seja, nós não estamos acima da Lei da pátria. Temos de viver e respeitar a lei do local onde vivemos. Se essa lei for contra os nosso princípios então deveremos mudar de País. Pensem em um pais sem liberdade religiosa, por exemplo, onde para a praticarem, em segurança, teriam de sair do pais, para um que o permitisse. Esta regra diz, também, que devemos respeitar a Lei do pais em que vivemos e não achar que somos superiores a elas. 

13ª Regra de Fé - Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens; na realidade, podemos dizer que seguimos a admoestação de Paulo: 
Cremos em todas as coisas, confiamos em todas as coisas, suportamos muitas coisas e esperamos ter a capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosas, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos.
Esta é, para mim, a regra mais importante de todo o Evangelho. Claro que todas são importantes, muito importantes aliás, mas esta é a minha favorita. Resumo tudo o que um Santo deve ser, tudo o que qualquer discípulo de Cristo deve ser, tudo o que nós devemos ser. Devemos ser puros, o que é difícil, mas devemos tentar ao máximo ser puros, virtuosos, vastos, benevolentes e humildes. Acima de tudo, devemos Amar nossos irmãos e demonstrar esse nosso Amor sempre que possível.


São treze regras de Fé que resumem tudo em que acredito, tudo o que a Igreja de Jesus Cristo é e defende. Podia escrever tão mais sobre cada uma mas como são muitas o texto iria ficar muito extenso. Em um próximo texto irei falar da Expiação e explicar melhor esse acto de Amor maravilhoso. Sobre as Doze tribos de Israel também irei escrever (duas tribos mais a Dez perdidas que precisam ser coligadas). Enfim, irei escrever sobre cada tema importante ao longo dos próximos tempos. 

sábado, 21 de julho de 2012

Do Tempo I - As Estrelas



Já olharam o céu e observaram as estrelas?
Nestas últimas noites tenho feito muito isso, olhar as estrelas, olhar o céu. Um ciclo da minha vida está a acabar e isso começou a criar uma certa mudança, como se de um acordar se tratasse. Não me interpretem mal, não andei a dormir até agora, muito menos alheio ao que se passa em meu redor, apenas vejo uma etapa a terminar e um futuro pela frente. Um futuro que nada sei sobre ele. Não há certezas de nada. Apesar do desconforto que esta situação causa acho que, no fundo, não queria que fosse de outra forma. Não gosto de ter as coisas como garantidas. Quando elas são garantidas, quase certas, não há a necessidade de lutar por elas, de trabalhar por elas. Não lhes vamos dar valor.
Desejo muitas coisas para o futuro mas sei que elas apenas irão acontecer se eu me preparar para elas. Olho para as estrelas e penso nas asneiras do passado. Fiz uma licenciatura a brincar e agora irei ser penalizado por isso, pois os nossos erros podem afectar-nos tanto agora como apenas no futuro. A vida é assim, feita de escolhas, umas boas e outras más, e cabe a nós tentar tomar as decisões correctas a cada passo que damos. 

O Tempo é algo que desejamos sempre alterar, seja ir ao passado mudar algo, seja parar para aproveitar o momento, enfim, desejamos sempre mudar o tempo. Uma coisa sei com toda a certeza, não fossem as escolhas que fiz, certas ou erradas, eu não estaria aqui hoje a fazer o que estou a fazer. Não vejo isto como um conceito de que não existam escolhas boas ou erradas, no grande plano do tempo, apenas sei que elas nos podem fazer andar em um caminho certo e recto, ou fazer andar em torno dele - a ir e a vir como uma onda, ou simplesmente afastar do caminho até nos perdemos do rumo por completo. Há sempre tempo para mudar de rumo. Já não posso alterar a minha licenciatura mas posso dar 110% no meu Mestrado (Tese) e em outras coisas em que esteja envolvido ou me venha a envolver.

O Caminho é em frente e não vale a pena olhar para trás e desejar mudar passado. Devemos olhar em frente, para o futuro e fazer os possíveis para que ele seja um futuro maravilhoso. 

Olho para as Estrelas porque olho para o futuro. Apesar do receio de não ter a vida facilitada devido a crises e aos meus erros, estou optimista porque irei dar tudo o que tenho, todo meu empenho, toda a minha Fé, toda a minha diligencia e esperança, e sei que o futuro será maravilhoso. Poderá não ser o futuro que a generalidade anseia (luxos, dinheiro) mas sei que será simplesmente maravilhoso, como as estrelas do céu o são.

sábado, 14 de julho de 2012

Da Alma XIII - Do Ânimo e das Alegrias.


Bem, como falei no texto anterior, esta semana tem sido relativamente complicada a nível de trabalho. Muito que pensar e fazer, o que resultou em pouca escrita e quase nenhuma inspiração para escrever. Ultimamente tenho andado com falta de ânimo e alegria. As razões para isto são variadas e amanhã, em um discurso irei falar de uma delas mas não vale a pena entrar em detalhes aqui no blog.

No facebook escrevi que estava sem ideias e sem inspiração, e um amigo perguntou-se porque não escrever sobre isso?. Pensei no assunto, nestes últimos 30minutos, e decidi fazer outra coisa, irei escrever sobre o que eu faço quando o meu ânimo está por baixo.

Esta semana tem sido bastante engraçada porque é diferente de muitas outras. Tenho o stress de uma tese no clímax e, pela primeira vez na minha vida, estou a ensaiar musicas para tocar em um casamento. Não seria nada demais não fosse ser a primeira vez que toco em publico numa situação de relativa importância. Apenas adicionou mais um pouco de pressão a uma cabeça já de si ansiosa. 

A Musica tem um papel muito importante quando estou em baixo. Não há nada melhor do que ouvir musicas inspiradoras e, acima de tudo, tocar musicas inspiradoras ou ver o nosso trabalho/ensaio a dar frutos quando aprendemos musicas novas. Esta foi uma das fontes de alegria que senti esta semana. Apesar de toda a pressão, ajudou-me a manter a cabeça de fora e não entrar em "pânico".
Trabalhar com diligência também me ajudou muito. Nada melhor para controlar os pensamentos do que manter uma cabeça ocupada. Trabalho melhor sob pressão mas é muito fácil baixar os braços nesta situação. Tirei conclusões que acredito serem as mais acertadas (relativo à tese) que sei que não as tiraria se não existisse esta pressão. Ou seja, comecei a observar que é quando estou mais sob pressão que eu trabalho melhor mas, em contrapartida, a minha alegria e o meu ânimo vai todo, ou quase todo, embora. 

Para tentar me animar eu regozijo-me no trabalho feito, na musica que me inspira e anima, mesmo que por apenas algumas minutos. Deleito-me na leitura das escrituras, pois o estudo sempre me fez bem. Dou alguns passeios pela cidade, ao fim da tarde principalmente, e observo as pessoas a saírem do trabalho ou também a passear. Gosto de passear e ver a alegria das criancinhas, agora em férias, ou de ver os casais de namorados a passear de mãos dadas, o que me dá esperança de que ainda há Amor por aí. Claro que isto também me faz cair em uma espécie de nostalgia pois tenho um grande desejo de criar uma família, de também andar de mãos dadas pela cidade e ver a alegria em meus próprios filhos (que um dia irei ter), mas é uma nostalgia boa porque não me deixa triste, apenas me deixa com um desejo de trabalhar para que isso aconteça... ou seja, mais pressão. 

A pressão não faz com que eu viva em constante stress. Como eu gosto de dizer, é tudo uma questão de conceitos, ou melhor, preconceitos. O mesmo falei quando escrevi sobre os Sacrificios , que também sofrem de um preconceito enorme e afinal não é nada de tão mau. A Pressão é o mesmo em meu caso, sinto-me bem com ela e sem ela eu fico desleixado, preguiçoso e ocioso. Claro que pressão a mais também é errado por isso é bom moderar e ter cuidado. 

A musica, as escrituras, os livros, o trabalho, os passeios, são coisas que me elevam o espírito e me ajudam a controlar a ansiedade da pressão. Quando estamos desanimados a ultima cosia que devemos fazer é esconder na cama e fechar ao mundo. Devemos abrir as janelas e deixar o sol entrar, devemos abrir o coração ao mundo, devemos fazer o que nos dá mais alegrias, devemos ocupar a mente com coisas boas. Nunca devemos baixar os braços..mesmo que a alegria seja pouca ... e a minha não é muita neste momento.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Das Virtudes XI - O Trabalho

Pois, trabalho. Esta tem sido a causa da minha 'ausencia' do Blog. A minha tese chegou a uma espécie de climax o que causou grande concentração de minha parte. 

Como sempre, tenho ideias para novos textos mas faltou-me o tempo para parar e ponderar sobre o que escrever. Como não gosto de escrever por escrever então preferi nem sequer tentar escrever algo estes ultimos dias. No entanto cheguei ao dia de hoje. Depois de um inicio de tarde a analisar uns resultados, comecei a pensar na grande virtude que é o Trabalho. 

Desde que a raça humana começou a viver em sociedade começou a ser criado o conceito de trabalho - trabalho pelos outros, pela sociedade, e para nós - para nos sustentar. Desde o inicio da Biblia Sagrada - livro de Génesis diz - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; (Gênesis 3:19). O trabalho, além de necessário, é um mandamento. Ninguém deve viver às custas de outrem, ninguém deve viver à custa do trabalho de um povo (não desejo comentários políticos em relação a isto porque isto não é um comentário politico). Politicas à parte, podemos ver que durante a nossa história, temos pessoas que, tornando-se mais influentes, mais ricas, mais estudiosos, sendo do clero ou até governantes, começaram a achar-se melhores que o resto do povo. Estas pessoas, em seu orgulho, começaram a exercer autoridade injusta sobre seus semelhantes. Deixaram de trabalhar para o seu sustento mas começaram a dizer que os outros é que deveriam trabalhar para o sustentar a eles e a si mesmos.

O trabalho é algo que nos fortalece. O trabalho, seja ele qual for, é algo que nos torna mais independentes, algo que nos ajuda a aplicar todo o nosso conhecimento numa causa justa, que é a de sustentar nossa família e a de trabalhar para uma sociedade melhor. Todo o tipo de trabalho, desde o cantoneiro até a um politico, são trabalho necessários e cada um com o seu papel especifico e importância para a sociedade.
Existe uma frase que se diz no teatro que é "não existem papeis de segunda, apenas actores de segunda", esta frase irei passar para o trabalho e dizer que - não existem trabalhos de segunda, apenas existem trabalhadores de segunda. Ninguém gostaria de trabalhar a apanhar o lixo na rua mas imaginem se essas pessoas não existissem? Ninguém gostaria de trabalhar como caixa em um supermercado mas não fossem eles não seria possível fazer compras facilmente.
Todos temos o direito de gostar mais de um trabalho do que de outro mas quando estamos a trabalhar em algo que não gostamos, seja por necessidade ou porque é simplesmente chato, nós não temos o direito de prejudicar terceiros devido a este nosso estado de espírito, isto é, independente do que estamos a fazer, devemos fazê-lo diligentemente e com a qualidade que gostaríamos ver se fossemos nós o patrão ou o cliente.  

Acredito que seja difícil esboçar um sorriso quando estamos a trabalhar em algo que não gostamos mas acho que deveríamos sorrir por simplesmente estarmos a trabalhar, principalmente quando muitos não têm trabalho. Deixa-me triste quando vejo desempregados desesperados porque não encontram trabalho e não têm como se sustentar, conheci alguns assim, mas deixa-me mais triste quando vejo pessoas que têm um trabalho mas o que fazem mais é: 
queixarem-se do salário, 
queixarem-se da falta de benefícios,
queixarem-se da quantidade de coisas que têm para fazer,
queixarem-se dos colegas,
queixarem-se que o colega trabalha menos e ganha mais,
queixarem-se do cansaço,
queixarem-se que é longe (este até dou valor se o dinheiro do salário for quase todo para combustível/transportes)
queixarem-se, queixarem-se, queixarem-se.
Quando não temos ficamos tristes mas quando temos perdemos mais tempo a fazer queixas do que a trabalhar. 

No mundo em que vivemos nós devemos lutar pelos nossos Sonhos, devemos estudar e dar tudo para atingir o patamar que desejamos, devemos lutar e procurar pelo emprego que desejamos, mas, quando não conseguimos, devemos ficar contentes por ter encontrado algo que vá sustentando nossa família e a nós. Devemos dar Graças pelo que temos e continuar sempre a lutar, e a trabalhar, por algo melhor. Parece que estou a contradizer-me mas o que desejo é que nunca baixem os braços. Devemos sorrir, mesmo quando fazemos algo que não gostamos. Devemos trabalhar sempre com Diligência

Não vale a pena ser pessimista. O mundo já está cheio de pessimistas, de pessoas que vêem o mal em tudo, que não têm esperança em nada. Devemos ser diferentes, devemos lutar pelo que temos e por algo melhor. Devemos ser trabalhadores em todas as coisas, quer se goste ou não. Devemos de esquecer de nós próprios quando temos uma família, gente que conta connosco e com o nosso trabalho. Sorriam e dêem Graças pelas coisas que agora têm mas lutem sempre por algo melhor.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Da Alma XII - Os Sonhos



Esta semana tem sido uma semana particularmente difícil. Estou aqui e já apaguei o texto mais de 4 vezes por simplesmente não me sentir inspirado. Como disse a uma amiga à uns dias - "a minha armadura foi rasgada" - A armadura que falo não é algo que tenha a ver com muros que possa colocar à minha volta para me esconder, ela é descrita no meu texto anterior. Esta armadura sou eu próprio, o meu ser, o meu sonho e meus desejos. Ela foi danificada e agora estou a consertar o dano causado. Basicamente quando a nossa armadura falha então tudo nos irá atingir com mais força. Ás vezes somos nós próprios que danificamos a nossa própria armadura, somos nós próprios que nos atrasamos e colocamos os nossos Sonhos em risco.

Tenho o Sonho de um dia ter a oportunidade de Ensinar, transmitir conhecimento aos outros. Inspirar outros a sorrirem e a viverem. Tenho o sonho de ajudar quem necessita. Tenho o Sonho de um dia ter um trabalho que seja suficiente para sustentar uma família. Tenho o Sonho de criar uma família linda e feliz. Tenho o Sonho de um dia o meu trabalho fazer a diferença na vida das pessoas.

Estas duas ultimas noites sonhei um sonho.. Aprendi muito com ele, aprendi que apesar de minha armadura estar danificada, ainda posso fazer muito e trabalhar mais. Aprendi que o Conhecimento não irá parar de fluir enquanto estivermos dispostos a recebê-lo - e aprendi tanto enquanto sonhava.. sobre mim, sobre o mundo, sobre todas as coisas. Apesar de acordar cansado, como quem não descansou, acordo bem e feliz. Acordo cheio de esperança e com um sentimento no peito que desejo poder transmitir um dia.

Sonhei um sonho onde também aprendi que, apesar de nossos erros e asneiras, seremos sempre abençoados enquanto desejarmos fazer a passagem de bom para melhor. Estas duas ultimas noites descobri que tenho tanto potencial, tenho tantas coisas preparadas para mim e que só estão à espera que eu esteja preparado para acontecerem mas também aprendi que o único que me impede de crescer e ser melhor sou eu próprio. Aprendi que mesmo que se tenha feito más escolhas durante o nosso percurso, as portas não se irão fechar enquanto nos esforçarmos e desejarmos ser Felizes. Aprendi que os erros do passado não têm qualquer importância quando temos esperança no futuro.  Devemos aprender a ver para além do passado. Devemos permitir que os nossos sonhos voltem a fluir, devemos nos permitir viver os nossos sonhos - Os Sonhos que nos levam à Felicidade. Tudo começa com um desejo de mudança. Tudo começa quando parámos de olhar para trás com os olhos da saudade ou tristeza mas começamos a olhar em frente com os olhos da Esperança.

Podemos aprender muito com os Sonhos..

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Da Alma XI e da Religião XI - A Armadura de Deus


Uma das minhas escrituras favoritas encontra-se na Bíblia - Em Efésios 6:10 - 18. Esta escritura são as palavras de Paulo aos Santos de Éfeso. Fala da Armadura de Deus , a armadura que todos deveriam usar, principalmente nestes tempos tão difíceis. Como qualquer armadura, ela serve para nos proteger daquilo que é mau. Protege tanto o nosso corpo como o nosso Espírito. Protege o nosso Ser das ciladas do mundo. Ajuda a manter os nossos olhos abertos e capazes de discernir o que é bom do que é mau. Ajuda-nos a percorrer este longo e duro caminho rumo à Vida Eterna.

Como diz Paul : 13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Ela nos ajuda, ela nos protege. Mas de que é feita esta armadura? Certamente não será uma armadura feita de latão e ferro mas será uma armadura Espiritual.  

Os nossos lombos serão protegidos com o cinto da Verdade, pois só quando sabemos a Verdade e estamos firmes nas coisas em que acreditamos, então as mentiras do mundo não serão feitas verdade aos nossos olhos. Eles serão abertos e poderemos discernir o que é verdade do que é mentira. A Verdade de Deus é Eterna, a mesma hoje, ontem e para sempre. 

Devemos usar a Couraça da Justiça, pois o nosso Coração é constantemente atacado. Vemos a virtude, a honestidade, a castidade, tudo o que é bom a ser atacado, a ser zombado pelo mundo. Nossos corações são constantemente atacados e, se não estivermos preparados e protegidos, iremos ceder ao mundo, iremos sentir vergonha das coisas boas que defendemos. A Justiça do Senhor nos protege.

Devemos calçar nossos pés com a Preparação do Evangelho da Paz. Pois nos irão dizer que não sabemos o suficiente, que não estamos preparados, que iremos falhar, que os outros não nos irão ouvir e que seremos gozados e colocados de parte. Isto pode ser ultrapassado quando nos preparamos, quando aumentamos nosso conhecimento sobre as coisas do Senhor, sobre as coisas que estão certas. O mundo virá contra nós e nós estaremos preparados.

Devemos usar o Escudo da Fé, pois sem ela nada faremos. Com Fé podemos tudo, com Fé vemos mais longe. Ela é simbolizada por um escudo porque quando temos Fé, nenhuma mentira, nenhuma desgraça, nenhuma tristeza, nos irá atingir. Podemos sofrer, podemos sentir a força que essas coisas más irão exercer em nosso escudo mas sabemos que há algo mais, que estamos protegidos e que Ele nos Ama. Com Fé vemos a Luz na mais escura das noites. 

A nossa cabeça será protegida pelo capacete da Salvação, pois a nossa mente será constantemente atacada. Iremos ser tentados com provas sobre a não existência de um Pai que nos Ama, ou até do Seu Amor por Nós. Irão colocar em causa as coisas que acreditamos, irão usar das filosofias e das ciências do Homem para tentar nossa mente com as coisas que não são de Deus. Com nossas mentes protegidas e nutridas com o conhecimento divino, todas as mentiras serão vazias e não as ouviremos.

Nas nossas mãos iremos ter a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Todas as outras peças são defensivas mas uma espada é ofensiva por natureza. Quando temos Conhecimento e a Sabedoria do Senhor, quando temos nossa mente nutrida com a Palavra, nossos corações protegidos com um forte Testemunho e Fé, então esta espada será usada para atacar as tentações do mundo. Para usar contra as coisas que são más e nos levam por caminhos escuros e nos afastam do Pai. Com ela alcançaremos a victoria sobre o mal.


O grande mal é que pensamos da forma errada e nos deixamos desprotegidos. Quando vemos um mandamento procuramos pelas excepções, pelo até onde posso ir sem transgredir. Quando andamos junto ao precipício estamos mais próximos de cair do que em terra firme, pois basta um abalo e vamos cair. Esta armadura nos protege do que é mau mas apenas quando deixamos que o faça. Nenhuma das peças deve ser retirada pois a armadura perderá seu efeito. Cada parte tem uma função mas ela só nos protege quando estão todas juntas. Não arrisquem a vossa Felicidade andando desprotegidos. Quando a provação chega então o tempo de preparação terminou e seremos testados. Preparem-se, protejam-se, andem firmes e sejam uma Luz para vossos irmãos.