quinta-feira, 31 de maio de 2012

Da Alma VI - O Amor

Em todos os textos que escrevi falo em Amor mas nunca cheguei a falar do Amor, por isso escrevo este texto hoje, para falar do Amor.

Mas o que é o Amor? 
Acho que este sentimento tem várias definições, até diria que cada pessoa tem uma definição própria do Amor. Para não variar, este texto será sempre um reflexo das coisas em que acredito e que sinto. Não cabe a mim julgar o que as outras pessoas devem sentir mas falarei daquilo que acho que é bom ou mau, devido à minha experiência.


Gostava de começar por dizer que aprendi a Amar a todos. Não foi uma coisa fácil para mim mas digo que hoje Amo a todos que me rodeiam. Seja o familiar, seja o amigo, seja o desconhecido ou até o inimigo. Confesso que não é fácil chegar a este ponto e ainda muito tenho de aprender para Amar mais e o demonstrar melhor. 
Aprendi que o Amor não é um sentimento que deve ficar guardado para os nossos familiares, para os nossos amigos mais chegados ou apenas para a nossa companheira. O Amor é algo que devemos partilhar com todos. Como disse em alguns textos, acredito que devemos ser Amorosos com todos os que nos rodeiam. 

A melhor definição de Amor que encontrei até hoje, por acaso, encontrei-a na Bíblia. A escritura encontra-se em I Coríntios 13: 4-8 e é dada por Paulo:

O amor é sofredor, é benigno;
 o amor não é invejoso; 
o amor não trata com leviandade, 
não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, 
não busca os seus interesses, 
não se irrita, 
não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, 
tudo crê, 
tudo espera, 
tudo suporta.
O amor nunca falha; ...

Mesmo para aquelas pessoas que não acreditam nas escrituras, ou até que nem em nosso Pai acreditem, acho que esta definição é Perfeita para este sentimento tão belo e forte. Ilustra bem o que é o Amor, como vejo o Amor. É muito difícil Amar desta forma, principalmente hoje em dia, com tantas ilusões,  com tantas paixões, tantas confusões e tanta falta de Paciência. 

O Amor acho que foi perdendo significado durante estes últimos anos. Apesar de esta falta de Amor já se fazer sentir desde que o Homem começou a pensar que fazer asneiras dá mais prazer do que Amar, acho que nestes últimos anos o Amor começou a ser substituído e confundido com Paixões, com Prazeres Carnais que dizem ser Amor e demonstrações de afecto. Enfim, o Amor começou a ser um sentimento que é constantemente degradado pelas novelas e filmes dito românticos, ou por poemas, ou romances e peças de teatro, por filósofos e filosofias,.. Enfim, um sentimento que deveria ser do mais Puro. Belo e, sobretudo, deveria ser Simples. 

Mas o que quero eu dizer com a simplicidade no Amor?
Aprendemos, erradamente, através de filmes, livros de histórias ou até com musicas, que o Amor deve ser demonstrado de uma forma grandiosa. Digo-vos que o Amor demonstra-se com as coisas mais simples, com os gestos mais simples mas tem de ser demonstrado. Digo isto porque acredito que quem diz que Ama e não demonstra o seu Amor, então não Ama. O Amor tem de ser demonstrado, tem de implicar acção. Se Amamos alguém então temos de lutar pela felicidade dessa pessoa. Se vemos alguém triste na rua, devemos demonstrar nosso Amor por ele prestando auxilio com uma palavra amiga ou um prato de comida. Se nossos amigos estão com dificuldades, devemos demonstrar nosso Amor tentando ajuda-los e apoia-los. Mesmo se aplica à Família e Companheiros(as). Como posso eu dizer que Amo minha companheira se na primeira hipótese lhe irei mentir? ou irei evitar conversar com ela sobre assuntos importantes?. Como irei Amar minha companheira se eu não demonstro esse Amor?


Hoje o Amor é confundido com Paixão. Acho que sempre o foi mas hoje em dia está muito vulgarizado. Como hoje li em outro blog, o meu livro de magoas, hoje diz-se Amo-te com muita facilidade. Isto para mim seria uma alegria não fosse este Amo-te ser, em grande parte dos casos, algo muito longe do que é o Verdadeiro Amor. Mesmo entre namorados, são capazes de dizer que se Amam mas incapazes de sacrificar seu tempo, suas comodidades, ou seja o que for, pelo outro. São incapazes de ser completamente honestos com o outro, são incapazes de ter paciência pelo outro. São incapazes de evitar discussões e manter conversas sérias e cheias de Amor.  No entanto são capazes de se deixar ir pela ilusão do que é carnal e dizerem que o fazem em nome do Amor. Para mim isto é uma aberração pois esquecem o resto que é realmente importante.
No fim de tudo temos os namoros que acabam, os casamentos que acabam, as amizades que acabam ou aquelas amizades que nem começam. Tudo porque não sabemos demonstrar nosso Amor ou porque não trabalhamos para ser mais Amorosos com todos à nossa volta.

Um, dos dois, mandamentos que nos foi dado é Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Tão simples e engloba tanta coisa, tantos sentimentos, tantas acções, tantas demonstrações, tantas formas de servir ao próximo, tantas formas de cuidar do próximo. Procurem em vosso Coração o que é o Amor e o que fariam em nome desse Amor. Se Amam, pensem em como demonstrar esse Amor, pensem em como Amar de uma forma melhor. Se não Amam, pensem porquê, pois todos temos a capacidade de Amar e quem vos diz o contrário (mesmo que seja vocês próprios), essa pessoa estará a mentir. 



domingo, 27 de maio de 2012

Da Religião VII - A Ciência I

Imagem retirada do site http://www.futurity.org/

Já vão alguns dias desde que não escrevo, seja falta de tempo ou porque tenho estado a pensar na melhor forma de escrever este texto de hoje.

Já à muito tempo que tenho desejado escrever sobre como consigo manter a minha Fé e ser um homem da Ciência ao mesmo tempo. É um tema muito complicado de discutir dado envolver coisas muito profundas e pessoas como a Fé, como o nosso Conhecimento das coisas espirituais e do mundo. Sei que é um tema onde muitos discordam, muitos discutem as teorias, onde muitos usam a ciência para negar a religião e outros usam a religião para calar a Ciência. Devido ao tema ser muito controverso eu irei manter a orientação pessoal deste texto, por isso não desejo criar conflitos pois isto é a minha opinião e não a opinião da Igreja a que pertenço.

A Ciência, desde os tempos antigos, é uma ferramenta usada pelo Homem para criar, sejam ferramentas para trabalhar,técnicas de medição e geometria (pensem nas pirâmides do Egipto), observação dos astros, criar grandes edifícios ou um relógio atómico, criar a imprensa ou a Internet. Enfim, a Ciência permitiu ao Homem criar variadas ferramentas que o ajudaram a tornar a vida mais fácil e mais eficiente. Também permitiu dar a entender certos fenómenos, com teorias e postulados que tentam explicar o mundo, e o Universo, da melhor maneira possível e conhecida até então. 

A Ciência é a forma do Homem de Conhecer e interpretar o mundo. É fundamentada em teorias que podem mudar à medida que o conhecimento, e a tecnologia, evoluem. Planck uma vez disse "às portas do Templo da Ciência tem escritas as seguintes palavras : Deves Ter Fé " . Planck era um cientista e um religioso, aliás, grandes mentes da ciência eram religiosos. Desde Arquimedes, Gauss, Galileu, Newton, Einstein, Henry Eyring, Planck, etc.. 
Um cientista, de certa forma, sabe o que é ter Fé. Pode não ser a Fé que uma pessoa religiosa (E praticante) tenha mas sabe o que é ter Fé em algo que ele acredita, e trabalha, e os seus colegas, ou comunidade cientifica, não acreditam ou até menosprezam.  

Existem pontos na religião que criam grande conflito com o mundo da ciência. Podemos ir desde a forma como o Universo foi criado até à teoria da Evolução. Eu não desejo entrar em detalhes nestes temas, pois a minha opinião está formada e dificilmente alguma teoria dos homens me irá fazer mudar de opinião, pois não passam disso, de uma teoria dos homens. Apenas digo uma coisa, as escrituras (Bíblia por exemplo), não dizem como as coisas foram criadas apenas dizem que foram criadas. Há certos detalhes sobre a Ciência do Universo que não interessam ao Homem saber, pois não interessam para a sua Salvação. Pois é isso que interessa, a Salvação do Homem e não como o universo foi criado, pois isso não passaria de uma curiosidade académica e curiosidades não têm lugar em algo tão Sagrado como a Palavra de Deus, ou as Escrituras. 

Apenas posso Testificar-vos que o Mundo é muito mais do que aquilo que os nosso olhos vêem e os nossos aparelhos medem. Que as nossas teorias apenas arranham a superfície da Ciência de Deus e que, apesar de que um dia tudo irá ser revelado, essas coisas não são importantes para a nossa Salvação. Se o Homem já se distrai com filosofias e questões irrelevantes, imaginem como seria se soubessem muito mais. Um dia o Homem pegou em um átomo e fez uma bomba, imaginem se tivesse mais Conhecimento. 

Claro que a Ciência é importante, estudar é muito importante. Se eu não acredita-se nisto eu não seria um Biofísico. Vim para esta área para saber mais como funcionam as coisas, como o mundo funciona - como quem desmonta um relógio para ver como as peças se encaixam. Quando comecei a investigar percebi a mensagem de Planck, e quando meu conhecimento Espiritual começou a aumentar muito, percebi o quão pouco ainda sabemos. 
O meu lado Espiritual ajuda-me muito a entender a física, química e biologia. É complicado explicar como mas, como um terno Pai, Deus deseja o nosso melhor. Esta foi a profissão que escolhi e será ela que irá sustentar minha família um dia, por isso Ele deseja o meu melhor e que eu tenha sucesso. Claro que tenho de trabalhar para isso e dar o meu melhor, todos os dias, no meu trabalho. Todos os dias Oro ao Pai para que ele abra minha mente e me ajude no meu trabalho; isto eu faço como também o faz um sapateiro, quando Ora ao Pai para que Ele o ajude em seu trabalho. 
Quando o meu Conhecimento espiritual ficou mais maduro olhei para o que aprendi antes (em física e biologia) e vi algo maravilhoso, difícil de explicar. Algo que antes via como triste e mecânico eu comecei a ver como Belo e cheio de Vida. Desde um simples átomo, a uma molécula de ADN, até à vastidão do Universo, o Meu entendimento mudou e a minha visão do mundo mudou. 

Apesar de tudo, nada do que me foi ensinado na escola e universidade, vai contra o que acredito e que tenho Fé. Pelo contrário, abriu os meus olhos e agora vejo mais. É assim que funciona a nossa Fé, quando é verdadeira e humilde então a Luz será maior, o que nos vai permitir ver mais do Mundo e das maravilhosas Criações de Deus. 


As coisas da Ciência têm de ser bem estudas e ponderadas, como qualquer filosofia, pois há sempre enganos, sempre contradições e aproximações. Haverão sempre teorias que são verdade hoje e amanhã já são mentira. As coisas do Homem são falíveis e mutáveis mas podemos sempre encontrar segurança de que as coisas de Deus serão sempre Perfeitas, sempre o foram e sempre serão, e serão sempre para o nosso Bem e para a nossa Salvação.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Da Alma V - O Pêndulo e a Mudança



"MOTHER & FATHER"

Be still, my son
You're home
Oh when did you become so cold?
The blade will keep on descending
All you need is to feel my love

Search for beauty, find your shore
Try to save them all, bleed no more
You have such oceans within
In the end

I will always love you

The beginning.

(The Poet and the Pendulum - Nightwish)

The poet and the Pendulum, dos Nightwish, foi uma musica que me ajudou bastante numa altura complicada da minha vida. Isto normalmente acontece connosco, pessoas que ouvem bastante musica e que acabam por fazer, também, musica e até chegam a escrever, sejam musicas, poemas, textos, etc...
Apesar de a letra toda ter algum significado para mim, na altura esta ultima parte da musica teve mais significado. Aprendi que somos abençoados da forma que melhor entendemos e sei que naquela altura, se fosse uma pessoa, seja amigo ou familiar, a dizer-me estas coisas eu não teria dado a volta que dei.

Este texto de hoje será mais voltado para mim, será voltado para a mudança, a minha mudança.

Sempre fui uma pessoa voltada para as coisas de Deus, por mais curioso que possa parecer, eu quando era pequenino queria ser Padre (minha família é Católica). Sempre conheci as coisas que a Biblia Sagrada ensinava, conhecia as coisas de Deus mas não de forma tão profunda como agora, mas sempre tentei seguir esse caminho, mesmo sem saber tudo sobre esse caminho. No entanto cheguei a uma altura do meu crescimento que me comecei a afastar de todos. Não me lembro o porquê disso, sei que começou nos finais da minha adolescência e prolongou-se até aos 22 - quase 23 anos. comecei a tornar-me mais frio e mais distante, mais desinteressado com o mundo e mais apático em relação às coisas que aconteciam à minha volta. Acho que os entendidos diriam que comecei a criar uma muralha tão espessa que nada passava para o meu lado. Amei durante esses anos mas, como dizia na altura, só Amava uma pessoa de cada vez. Quando tinha 22 comecei um namoro mais sério que durou até pouco depois de eu "abrir" os olhos. Não sei até que ponto ela reparou nesta mudança mas ela aconteceu ainda durante o meu namoro. Muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo nessa altura por isso podia passar despercebido.

Enfim, apesar de a musica ter saído uns dois anos antes (2007), a mensagem só apareceu por volta de Setembro-Outubro de 2010, enquanto que ouvia a musica, esta parte especifica, e tocava piano ao mesmo tempo que a ouvia. 
Acho que disse isto em outro texto mas, antes sempre senti um grande vazio em meu Coração. Faltava algo, tinha o Amor de uma companheira mas faltava-me Deus, de novo, em meu Coração. Agora sei isso mas na altura não sabia. À muito que o tinha colocado de lado. Apesar de saber que Ele lá estava, eu o coloquei de lado. Até uma noite, enquanto ouvia essa musica e a tocava no piano, e com as lágrimas nos olhos, essa letra soou em meu Coração como se de um chamamento se trata-se. Parecia que aquelas palavras eram para mim, de um Pai para um Filho. Ele sabia que o procurava, pois antes tinha chorado muito e gritado mais ainda para saber o porquê deste vazio. Alguém que tinha Amor e relativo sucesso na universidade, que mais poderia faltar? Voltei-me a ele muitas noites antes e a resposta veio nessas palavras que já conhecia à muito mas que, nessa noite, foram diferentes. 

Cada um daqueles versos teve significado para mim, a começar pelo primeiro Be still my Son, you're home - "Acalma-te meu Filho, estás em casa". Estas palavras ecoaram em minha mente com uma força tremenda, no entanto, suaves como uma brisa de primavera. Realmente o meu Coração acalmou e lágrimas começaram imediatamente a cair.  
Depois vieram os versos seguintes - Oh when did you become so cold? The blade will keep on descending - "Oh Quando é que tu te tornas-te tão frio? A lâmina irá continuar a descer". Estas palavras me fizeram recuar anos na minha vida, o porquê de me tornar frio, distante e apático. Apercebi-me que, se continua-se assim, voltar ao que era seria complicado, a lâmina iria descer a um ponto que eu não poderia escapar mais. 
Depois dessas palavras veio um verso que me começou a encher meu Coração - All you need is to feel my love - "Tudo o que  precisas é sentir o meu amor". O Amor d'Ele realmente me começou a encher o Coração naquele momento. Apercebi-me que o vazio que tinha cá dentro era a falta desse Amor, que há muito tinha colocado de lado. 
Search for beauty, find your shore, Try to save them all, bleed no more - "Procura pelo que é belo, encontra a tua praia, Tenta salva-los a todos, sem sangrar mais". À muito que tinha deixado de procurar o que era belo, o que realmente importava. Aquele vazio continuava lá apesar de ter um grande Amor ao meu lado naquela altura. Apercebo-me agora que tinha uma missão a cumprir, todos temos no fundo. Nós não estamos cá para nascer - trabalhar - procriar - morrer, a vida exige mais de nós e eu apercebi-me que tinha de voltar o que era antes, voltar a colocar a minha Vida nas mãos d'Ele, algo que só fiz completamente muito recentemente. Eu deveria parar de sangrar e apenas precisava de O voltar a aceitar em meu Coração. Voltar a abrir o meu Coração a Ele e ao Mundo, a todos vocês. 
You have such oceans within. In the end I will always love you - "Tens oceanos no teu interior. No final, eu sempre te irei amar". Eu tinha, e tenho potencial para mais, todos temos esse potencial mas quantos de nós aceita seguir esse caminho? Apesar das minhas escolhas, Ele iria sempre Amar-me, escolhi a Ele naquele momento, voltar a aceitá-lo em meu Coração. 
Esta minha escolha não foi imediata. Levei tempo, até Dezembro de 2010, para fazer a escolha por completo. Muitas distracções apareceram, muitas discussões se agravaram com a minha namorada e o namoro acabou. As razões foram tão irrelevantes que hoje não consigo lembrar o porquê do fim do namoro. Esta minha Revelação levou a uma Mudança, a um novo inicio - The Beginning. Olhei para a vida com novos olhos, o mundo tornou-se algo melhor para mim. A muralha ruiu e agora Amo a todos como deveria ter Amado sempre. Deixei de ser apático ao sofrimento dos outros e comecei a ajuda-los a carregar o seu fardo. A minha vida mudou para melhor e sei que agora posso Amar uma Companheira como ela merece, aprendi muito e sei que um dia a irei encontrar e seremos muito Felizes - mesmo nas tribulações e tempestades. 

A vida é uma aprendizagem constante, cabe a nós desejar aprender com os nossos erros ou continuar a cair no mesmo sitio. Fiz a minha escolha e nunca me senti tão feliz, mesmo sem um Amor ao meu lado, pelo qual anseio todos os dias. 
As mensagens d'Ele, de nosso Deus, podem vir das formas mais variadas, com o tempo necessário para as recebermos, mas sempre da forma que melhor as vamos entender. No meu caso foi uma simples música que me levou a repensar a minha vida, para outros poderá ser uma pessoa a dizer algo que lhe toque o coração, para outros poderá ser um simples sentimento de mudança. É diferente para todos, pois todos somos diferentes mas a nossa missão é muito semelhante pois devemos Amar uns aos outros e Amar a Ele, nosso Pai, como Ele nos Ama a nós, seus Filhos. 

Encontrei a direcção do caminho da Salvação em uma música. Encontrei a Salvação no Conhecimento que fui adquirindo nesta caminhada e Sei que um dia irei voltar a Ele se for perseverante, fiel e Amoroso com todos vocês. E se eu, imperfeito como sou, posso saber estas coisas e fazer estas coisas,  testifico-vos que vocês também as podem saber e fazer, só precisam de desejar e agir segundo esse vosso desejo. 


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Da Alma IV e da Religião VI - A Árvore da Vida


Hoje senti-me inspirado a escrever sobre a Árvore da Vida. Irei escrever estas coisas baseadas em uma visão Revelada a um profeta de Deus, Leí, que pode ser lida no Livro de Mórmon (1 Néfi: 8).

Gosto muita desta visão porque acredito que ilustra muito bem os desejos que aqueles que Acreditam têm em partilhar o seu Conhecimento e os seus Testemunhos; é capaz de descrever o orgulho do mundo e todas as tentações de uma forma, que diria, brilhante. É aquela história que nunca me esquecerei, desde a primeira vez que a li, devido a todo o seu simbolismo e simplicidade.

Irei começar por descrever o cenário - irei baseá-lo,claro, na visão original com citações da mesma.


- E aconteceu que depois de Orar ao Senhor, vi um campo largo e espaçoso. E aconteceu que vi uma árvore cujo fruto era desejável para fazer uma pessoa feliz.

Temos, então, um campo espaçoso com uma árvore ao fundo. Essa árvore é a Árvore da Vida, a fonte de águas vivas. A Árvore da Vida é símbolo do Amor de Deus.

- E aconteceu que me aproximei e comi de seu fruto; e vi que era o mais doce de todos o que já havia provado. Sim, e vi que o fruto era branco, excedendo toda a brancura que eu já vira. E enquanto eu comida do fruto, ele encheu-me a alma de imensa alegria; portanto comecei a desejar que dele também comesse minha familia; porque sabia que era mais desejável que qualquer outro fruto.

Leí provou do fruto da Árvore da Vida. Ele provou do Amor de Deus e quis partilhar desse Amor com sua família e amigos. Isto acontece com todos nós que provamos desse fruto. Ele enche o nosso coração com tanta alegria que desejamos partilhá-la com toda a gente. Como diz o Senhor Aquele que foi advertido deverá advertir seu próximo - Se nós temos Conhecimento devemos partilhar esse conhecimento com os outros e não guardá-lo para nós próprios, só assim atingiremos a Felicidade Eterna, só assim saberemos o verdadeiro significado do Amor.

- E vi uma barra de ferro que se estendia pela barranca do rio e ia até a árvore onde eu estava. E vi também um caminho estreito e apertado, que acompanhava a barra de ferro até a árvore onde eu estava; e passava também pela nascente do rio indo até um campo grande e espaçoso que parecia um mundo.

Mais uns detalhes cheios de simbolismo nesta visão. A Barra de Ferro é símbolo da Palavra de Deus. A sua palavra é que nos guiará até ele. Devemos agarrar essa barra de ferro com todas as nossas forças, pois o caminho é estreito e apertado, ou seja, é fácil desviar do caminho caso larguemos essa Barra. E, se pensarmos bem, é tão fácil largar essa barra pois...(continuar com citação abaixo)

- E aconteceu que se levantou uma névoa de escuridão, sim, uma névoa de escuridão tão densa que os que haviam iniciado o caminho se extraviaram dele e, sem rumo, perderam-se. 

É fácil desviar do caminho quando a nossa visão começa a ficar escurecida com as confusões do mundo, com as tentações. Mas é possivel atravessar essa névoa, basta manter a barra de ferro ao nosso alcance e sempre agarrá-la. Quando nos afastamos demasiado poderemos perder de vista a barra de ferro mas haverá sempre alguém que nos irá resgatar, alguém disposto a esticar sua mão para nos trazer de volta. Uma boa Parábola que descreve estes resgates é a parábola do Bom Pastor

- E eu também olhei em redor e vi, na outra margem do rio de água, um grande e espaçoso edifício; e ele parecia estar no ar, bem acima da terra. E estava cheio de gente, tanto velhos como jovens, tanto homens como mulheres; e suas vestimentas eram muito finas; e sua atitude era de escárnio e apontavam o dedo para aqueles que haviam chegado e comiam do Fruto.

O Grande e espaçoso edifício representa o orgulho do mundo. O seu grande ego que, com as suas riquezas e prazeres terrenos, seduzem e desviam muitos de nós. Muitos que se encontravam neste grande e espaçoso edifício, apontavam o dedo para aqueles que tentavam chegar, e provar, do furto. Muitos dos que provam do fruto sentem-se envergonhados e desviam-se do caminho até se perderem, outros conseguem manter-se firmes, mantendo-se sempre agarrados à Barra de Ferro.


Esta visão, esta simbologia, ilustra a realidade em que vivemos. Temos um Caminho estreito e apertado para percorrer e esse percurso só é feito com perseverança, Fé, Conhecimento e com muito Amor para com o próximo. Não o podemos caminhar Sozinhos, e nunca estaremos sozinhos neste percurso. A viagem é atribulada, existe um nevoeiro que nos dificulta a visão, existem terceiros que irão tentar ridicularizar-nos com as suas filosofias ou tentar seduzir-nos com as riquezas e a ilusão do facilitismo.

Devemos perseverar e agarrar a barra de ferro com todas as nossas forças. Dessa forma, nunca nos iremos desviar do caminho.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Da Religião V - A Oração

Desde Domingo que penso no que poderia falar sobre a Oração. É um assunto interessante devido a haverem tantas opiniões sobre o que é uma Oração, como fazer uma Oração e, acima de tudo, o porquê de se fazer uma Oração. Como sempre irei falar do meu ponto de vista, da forma como as uso, do meu entendimento sobre ela. 

Mas afinal o que é uma Oração?
Primeira coisa que me vem à cabeça é que a Oração é uma forma de comunicação com Deus. Acho que neste ponto todos concordamos. Através dela nós podemos falar com Deus. No entanto eu acrescentaria que uma Oração é um momento de reflexão profundo, é um momento que é só nosso e de Deus, um momento em que dedicamos toda a nossa concentração a Deus e também ao nosso Ser. Para facilitar vosso entendimento sobre estas coisas, irei dizer como uso as Orações a nível pessoal. 
Todos os dias, pelo menos duas vezes ao dia, eu faço uma Oração onde apenas sou eu e Deus. Claro que faço outras durante o dia mas estas duas têm um papel mais especial. Durante essas Orações eu pondero sobre o meu Dia (ou até semanas, anos, décadas) e penso no que fiz, de bom e de mau. Se tive, ou se tenho, algum problema a resolver, também pondero soluções, pondero o que devo fazer para as resolver. Isto tudo com Deus a ouvir. Faço estas coisas com Ele a ouvir para que possa recorrer a Ele em conselho. Deus sabe mais do que nós em relação a Todas as Coisas mas é sempre bom nós usarmos da nossa capacidade de pensar primeiro e depois pedir conselho. Caso seja algo tão complicado que já não sabemos como solucionar, Ele irá dar mais que um conselho. 
Durante as minhas Orações também Oro por Força para ultrapassar obstáculos. Não peço para que os obstáculos me sejam retirados mas peço por Força e Conhecimento para os ultrapassar da melhor maneira. Desta forma eu irei aprender com eles, irei conhecer-me melhor, conhecer meus limites e até minha Força. 
Oro pelos outros, pedindo que sejam abençoados nas coisas que mais precisam. Oro por Conhecimento para saber como Eu posso ajudar os outros.

Mas Deus Responde às Orações?
A resposta mais directa que posso dar é Sim , ele responde às orações. 
Eu tenho um Testemunho delas e sei que outros também terão um Testemunho sobre respostas. Ele responde de formas muito diferentes e sempre a Seu Tempo. De todas as Orações que fiz até hoje apenas em não mais do que cinco, eu obtive uma resposta bem directa e imediata. Para a generalidade das Orações as respostas vêem nos pequenos sinais, nas pequenas bênçãos, através de outras pessoas (seja uma palavra amiga, um discurso, um gesto, etc..), através das Escrituras, mas sempre virão - A Seu Tempo e à Sua Maneira . 
Claro que às vezes gostaríamos que as respostas fossem todas imediatas mas, na minha opinião seria como pedir a Deus - Da-me paciência Já! - se a quero já então lá se foi a paciência, percebem o que quero dizer? Esta forma de responder permite-nos estar mais atentos a todas as coisas, aos pequenos detalhes, a dar mais Valor à Vida. Já tive respostas tão estranhas como um pássaro a cantar na minha janela. Para vocês isto será estranho mas para mim fez todo o sentido na altura. 
Podemos Racionalizar o que quisermos à volta destas respostas mas a Verdade é que o Pai responde a todos os seus Filhos. Ele não esquece nenhum nem acha uns mais que outros. As suas respostas raramente virão em forma de aparições, de luzes vindas dos céus, de vozes de trovão; este tipo de resposta é desnecessária quando aprendemos a ouvi-lO, quando aprendemos a estar atentos aos seus preceitos. Na maior parte das vezes nós não o ouvimos porque estamos tão metidos em nós mesmos que nem que Ele nos gritasse aos ouvidos, nós não iríamos ouvir. Temos de abrir nosso Coração a Ele, abrir a nossa mente a Ele, largar nosso orgulho e ficar Humildes perante Ele. 

Mas como devemos Orar?
Eu poderia dar-vos um pro forma de uma Oração. Aliás, Jesus Cristo ensinou-nos um pro forma de Oração, conhecido como o Pai Nosso. A Oração que Ele ensinou diz-nos como devemos Orar, ou seja, diz que devemos Temer a Deus e Humilhar nossos Corações perante Ele e toda a sua Gloria, que devemos agradecer por todas as coisas, todas as bênçãos. Que devemos pedir conselho e dar mais Valor à Sua Vontade e não à nossa. Que devemos pedir ajudar quando precisamos dela. 
A Oração tem de vir do Coração, tem de ser inspirada, tem de ser algo Sagrado. 
Agora serei um pouco duro mas nós não devemos usar de "vãs repetições" quando estamos a Orar. Aquelas orações bonitas que nos ensinam, aquelas orações repetidas mil e uma vezes, aquelas orações com palavras bonitas e que enchem o coração, não têm qualquer valor. Porquê? Porque não vêem do Nosso Coração. Porque elas não transmitem aquilo que o nosso coração mais deseja. Orações repetidas, sejam elas ensinadas ou porque todos os dias oramos sempre da mesma forma, não têm valor para Deus. 
Devemos ser Reverentes a Deus, devemos respeita-lo, devemos Amá-lO e não é com repetições que vamos demonstrar nosso Amor por Ele. A Única coisa que demonstramos é preguiça em fazer uma Oração realmente sentida, que vem do nosso Coração. 
Imaginem, vocês que são pais, se a única altura que vossos filhos falassem convosco eles iriam dizer sempre a mesma coisa? Como se sentiriam?. Com Deus, Nosso Pai,  é a mesma coisa. Como acham que Ele se sente quando Seus filhos usam de vãs repetições para se dirigir a Ele?
A nossa forma de Orar é um espelho da forma como Amamos a Deus. Quando Oramos a Deus como quem fala ao telemóvel (com pressa, sem dar tempo de resposta, sem ponderar, sem Amor), não demonstramos mais do que falta de Amor por Ele e por nós próprios.


As Orações 
devem demonstrar Reverência perante Deus, 
devem ser feitas com Humildade, 
devem vir do nosso Coração, 
devem ser feitas em comunhão com o Espírito
devem ser realizadas em Silêncio e não para o mundo ver (falo das pessoais),
devem ser tratadas como algo Sagrado,
devem ser realizadas com Todo o Nosso Amor. 


Meus Amigos, eu não sou mais do que vocês, apenas aprendi a ouvir, aprendi a estar atento. Aprendi a abrir minha Mente e meu Coração a Deus. 
Ele Ouve-nos, Eles Ama-nos e Ele Responde às nossas Orações, nós só temos de aprender a ouvir e, principalmente, querer ouvir. 
Disto vos Testifico. 


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Do Amor V e da Religião IV - Os Sacrifícios

Bem, Outro tema que nunca cheguei a planear mas acabou no blog também.
Este não tem apenas um género porque quero falar do Sacrifício tanto no Amor como, também, visto pela Religião.

A palavra Sacrifício está normalmente ligada a coisas más. Alguém quando tem de fazer algo que não quer diz que está a fazer um Sacrifício. Como a Humildade, o Sacrifício ficou com uma conotação negativa talvez, em parte, pela história, pela politica, pelos maus exemplos de quem os pede e não os faz, etc..

Sacrifício, por definição, é tornar algo Sagrado. Não é mau e deve, até, ser encarado como algo bom. Claro que não falo dos sacrifício que o mundo anda a pregar, por isso quero manter a crise fora disto. quanto lerem isto deixem os pensamentos relativos à crise  do lado de fora. 


O Sacrifício é algo que devemos encarar como algo que devemos fazer para nos tornarmos melhores. Passo a explicar.

No Amor.
Em uma relação, se quisermos que seja para durar, que tenha bons alicerces, que seja algo que possa ser encarado como Eterno, é preciso Sacrifícios. Quanto estamos com alguém que Verdadeiramente Amamos, temos de esquecer de nós próprios e começar a pensar como Um Casal. Numa relação deixa de existir o Eu e passa a existir o Nós. Conceito difícil de entender quando vivemos numa sociedade que promove o individualismo e que a ordem do dia é cada um por si mesmo que estejam a dois. As pessoas anseiam tanto por uma alegria passageira que as relações passaram a ser algo comparável a Fast-Food. Querem tudo para ontem, não querem sacrificar nada no processo e se algo corre mal é o outro que tem a culpa porque não mudou! É isto que temos hoje em dia, infelizmente. Uma relação exige Sacrifício de Tempo, Sacrifício de vontades e comodidades. Enfim, podia correr uma lista com sacrifícios que podem ocorrer numa relação mas essa lista seria interminável. O que interessa é que uma relação exige mais do que dizer um Amo-te à nossa companheira enquanto vemos televisão e ela arruma a cozinha e cuida das crianças. Não é dizer que Amamos nossas companheira e, em um dia que estar juntos era o melhor para a relação, sai para o café para ir ter com o pessoal. Não me interpretem mal, as pessoas continuam a ter o seu espaço para respirar e os seus amigos, mas isso nao deve interferir na vida do Casal. Se algo está mal - resolve-se - não se foge para o café enquanto um fica a chorar em casa. Haverá alturas em que teremos de Sacrificar a nossa vida social para cuidar da nossa companheira ou dos nossos filhinhos. Haverá alturas em que teremos de Sacrificar nosso Orgulho para o bem da relação - nós não temos de ter sempre razão. Haverá alturas em que teremos de Sacrificar a nossa comodidade para dar espaço a um desabafo do parceiro. Uma relação exige trabalho a dois e Sacrifícios de ambas as partes. 
Claro que há aqueles casos em que apenas um Sacrifica, apenas um faz isto e aquilo e o outro não tem o mesmo envolvimento na relação. Isto acontece muito. Não devemos esperar que todos Amem da mesma forma e que acreditem e façam as mesmas coisas que fazemos - isso seria ingénuo. Mas, quando não existe empenho de uma das partes então algo estará mal e terá de existir uma conversa bem séria para ver o que se pode fazer e o que está errado. Acredito que, quando há Amor, tudo pode ser resolvido. Até a mais orgulhosa das pessoas pode começar a Sacrificar por Amor. Temos é de conversar também com Amor. Quando vamos preparados para a Guerra é guerra que vamos ter, se vams armados com Amor, é com Amor que as coisas se irão resolver.


Na Religião. 
Aqui falo em religião porque enquadra-se mas, para quem não acredita, enquadra-se na mesma .
A Religião também exige Sacrifícios, ou melhor, a Fé exige Sacrifícios. Não os Sacrifício de outros tempos, onde se levava um cordeiro ao altar ou Sacrifícios do corpo, onde se pune o nosso corpo como prova de fé. 
Gostaria de deixar claro que Deus não deseja Sacrifício de animais ou sacrifício do corpo. As provas de nossa Fé podem começar por, simplesmente, ter Fé. Muitos milagres acontecem quando fazemos uma simples oração vinda do Coração. Não falo nas coisas decoradas mas falo da orações que vêem do Coração, aquelas conversas com Deus, conversas sentidas.
Sacrifício seria mudar a nossa maneira egoísta de viver e começar a viver como Deus, a quem pedimos ajuda, deseja que nós vivamos. Sacrificar o nosso orgulho e começar a fazer o Bem em vez de pregar o Bem e fazer o contrário. 
Um Sacrifício seria dar o nosso Tempo para ajudar os outros. Tão bom chegar a casa do trabalho, descalçar as botas e ir deitar no sofá e ver televisão, um bom Sacrifício seria sair de casa e ir ajudar quem precisa. Se alguém precisa de uma palavra amiga, vamos ter com ela. Se alguém precisa de ajuda, vamos ajudar. 
Podemos Sacrificar de nosso conforto. Quantos de nós, poucos infelizmente, não têm coisas que sobram, seja dinheiro, comida, roupas,etc.. e não ajuda para caridade? Existe uma parábola na bíblia, que fala da uma velhinha que deitou uma moeda na caixa das ofertas, enquanto ricos deitavam sacos de moedas. Quem deu mais? Para quem não conhece a história eu respondo, deu a velhinha, porque ela deu de tudo que tinha,  simplesmente para ajudar os outros. Quanto temos muito, podemos dar tão mais do que moedinhas. É complicado dizer estas coisas em tempos de contar tostões Mas quando pensamos mais nos outros no que em nós, ou melhor, quando pensamos no bem estar em geral, saímos mais a ganhar. 

Devemos ser Caridosos, devemos demonstrar nosso Amor para com o próximo, devemos Sacrificar algumas partes de nós para o bem dos outros. Imaginem se todos fizessem estas coisas, não seria tão melhor o Mundo? Nós não precisamos ser individualistas e fechados para nos protegermos do mundo, precisamos é ser uma Luz. e essa Luz irá fazer outros deixar de ter medo e começar a deixar sair a Luz deles. 

Não tenham medo de Sacrificar, não tenham medo de Amar. Não tenham medo de ser uma Luz no meio da escuridão. Nunca estarão sozinhos 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Da Alma III - A minha Inspiração

Ultimamente não tenho escrito nada. Simplesmente deixei de estar Inspirado para escrever. 
Claro que conseguiria escrever qualquer coisa, sobre qualquer tema ou sobre acontecimentos na minha vida, mas a ideia que tenho para este Blog não é usá-lo como forma de Diário mas como uma ferramenta que possa Inspirar outros. Como poderei eu Inspirar se não estou inspirado?

Desejo que os meus textos toquem vosso Coração e vos façam meditar sobre todas as coisas. Mas isso só me é possível se estiver Inspirado para tal. 

A Inspiração de que falo não tem a ver com a capacidade de tirar ideias do nada e começar a escrever. Como disse, ideias tenho, temas não me faltam e a minha forma de escrever não melhora muito quando estou Inspirado. A Inspiração a que me refiro vem do Coração, vem do Divino. Vem do mais Puro e Belo. 
Quando o nosso Coração está pesado ele não irá conseguir exprimir seus sentimentos, pelo menos o meu não consegue. 

Quanto mais nós sabemos mais nos é exigido - lembro-me constantemente disto, todos os dias, ao levantar e ao deitar. Cria uma certa pressão na nossa vida mas obriga a que eu dê tudo que tenho para ser melhor do era. Irão existir sempre pedras no caminho, coisas que nos irão fazer cair. Mas os Amigos irão estar lá para nos apoiar, a família irá estar lá para nos apoiar, até estranhos irão lá estar para nos apoiar. Sobretudo, Deus irá estar lá para nos Apoiar.
Quanto mais Conhecimento ganho mais eu sou Testado nesse Conhecimento. Faz parte da vida aprender. Mas há coisas que nos custam aprender. Estão tão entranhadas em nosso Ser que para as retirar é preciso muita força e paciência. É necessário, também, ter Esperança que vamos ultrapassar e nos libertar daquilo que nos prende ao chão e nos impede de Voar. A minha Cruz durante estas duas últimas semanas tornou-se tão mais pesada, consegui manter-me forte durante muitos dias mas os meus joelhos cederam e eu caí. Nessa queda perdi a visão do horizonte pois passei a ver ao nível do chão de novo. Perdi a minha Inspiração. 

O que me levou a cair não foi apenas o peso da cruz mas o simples facto de eu não pedir ajudar. Sou capaz de insistir aos outros para que me permitam ajuda-los a carregar a cruz deles mas eu não partilho da minha. Isso fez-me cair. Tornou-se muito pesado. Agora, para me levantar, terei de pedir ajuda a Quem realmente me pode ajudar a suportá-la mas foi a Ele que recusei a ajuda. Recusei a ajuda d'Ele, apesar de a pedir em orações, a recusava em meu coração porque sou Orgulhoso, ainda sou orgulhoso demais nos pedidos de ajuda, e Ele sempre me ofereceu essa ajuda com todo o Seu Amor. 

O que me ajudou foi uma pessoa que me permitiu 'manter' acordado e obrigar a pensar nestas minhas coisas mesmo sem ela  saber que o estava a fazer. As bênçãos vêem da forma menos esperada. Ele Ajudou-me na mesma, através dessa pessoa, mesmo sem ela o saber. E agora retorno a Ele e peço-lhe perdão por O ter recusado.

É bom ter uma Família maravilhosa, Amigos maravilhosos, que nos ajudam mesmo sem o saberem.

Espero voltar ao normal já amanha com novos textos mas deixo-vos este pedaço da minha Alma relativa a estes últimos dias 


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Das Virtudes VI - O Perdão


O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.
Mahatma Gandhi


Frase poderosa, tão cheia de Verdade. O Perdão é realmente uma virtude de quem é forte. Perdoar não é fácil. Perdoar exige muito de nós, exige humildade, exige pureza, exige o simples desejar ser melhor
Quando nós perdoamos, nós nos libertamos de um fardo muito pesado. A liberdade que o perdão trás, a Paz que sentimos quando perdoamos é algo inexplicável. A Paz que sentimos quando somos Perdoados é algo inexplicável. 

Meditem um vosso coração. Quantas vezes vocês já pediram Perdão? Perdão a Deus por vossas transgressões e pecados, Perdão a Ele por não lhe darem ouvidos, Perdão a um amigo a quem fizeram algo errado, Perdão a um desconhecido por alguma coisa que fizeram ou disseram. Quantas vezes pedem Perdão? Quantas vezes vocês se realmente Arrependem e se sentem humildes perante algo de errado e mau que fizeram, e desejam ser perdoados por isso?
Quantas vezes já vos pediram Perdão e vocês recusaram? Não por palavras mas em vosso coração. 

Perdoar é algo maior do que simplesmente uma palavra. Significa que nós nos esquecemos do que nos foi feito (não digo perda de memória.. continuem a ler..), que nós não vamos guardar ódio ou tristeza em nosso coração, que não vamos usar esse acontecimento como arma de arremesso em uma discussão. Quando nós ainda sentimos uma tristeza, quando ainda sentimos ódio, quando ainda nos lembramos do que foi feito para ser usado como arma, então nós não Perdoamos.

O Perdão é algo tão poderoso, algo tão maravilhoso. Todos já sofremos por causa de outros. Nós já fizemos sofrer. Se nós não perdoamos em nós estará a maior falta. Claro que há coisas complicadas de perdoar, por isso é uma característica dos fortes. Podemos ter um pai que nos maltrata, um individuo que comete um crime sexual contra nós ou amigas, um assaltante que nos rouba, um assassino que mata um ente querido, uma namorada que nos esquece e nos trai. Existe muitos exemplos de coisas complicadas de perdoar. O Perdão não significa que essa pessoa sai impune, se for um assassino ou violador, ele irá responder pelos seus crimes perante a justiça. Agora, quando queremos justiça como vingança, então o pecado maior está em nós. O ódio sempre foi uma característica dos fracos, daqueles que não têm Luz em seus Corações, ou que preferem não ver essa Luz. 
Perdoem vossos inimigos, perdoem quem vos fez mal. 

Como podemos nós pedir Perdão se somos incapazes de Perdoar? 

Que direito temos nós de pedir perdão a alguém, seja amigo ou até a Deus, se nós não somos capazes de usar desse acto tão belo? Jesus Cristo Perdoou aqueles que O mataram, foi das ultimas coisas que disse antes de morrer na Cruz. O Papa João Paulo II perdoou o homem que o atingiu a tiro, não o livrou da prisão, mas o perdoou em seu Coração. Existem muitos exemplos de perdão mas aquele exemplo que conta é o nosso próprio exemplo. Seremos nós capazes de Perdoar também? 
Será que preferimos criar inimizades com as pessoas do que as perdoar por algo que tenham feito, ou dito, e voltar a criar um laço de Paz e Harmonia com elas?
Imaginem as coisas que estão por fazer apenas porque nós não perdoamos nossos amigos e conhecidos. Imaginem como seria o Mundo se as pessoas não perdessem tanto tempo a guardar tristezas e ódios em seus corações.

O Fardo da Culpa é tão pesado.. e um simples gesto pode salvar uma vida.. O simples Perdão pode salvar a vida de uma pessoa arrependida de seus actos. Se alguém vem, arrependido, vos pedir Perdão, perdoem-lhe, de Coração. Se alguém é orgulhoso demais para pedir desculpa, perdoem-lhe na mesma, pois ele não sabe o que faz.

A Luz de uma pessoa é tão maior quanto a sua capacidade de Perdoar seus irmãos. 
Desejem ser uma Luz, desejem libertar-se desse fardo do ódio e da tristeza em vosso Coração e perdoem quem vos fez mal. Deixem o Orgulho de parte e arrependam-se das coisas erradas que fizeram a alguém e vão pedir Perdão. 
Sejam Humildes, sejam Fortes, sejam Misericordiosos, sejam Justos, sejam Caridosos, sejam simplesmente Amorosos e uma  Luz para o mundo.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Das Virtudes V - O Conhecimento


The works of God continue, And worlds and lives abound;
Improvement and progression Have one eternal round.
There is no end to matter; There is no end to space;
There is no end to spirit; There is no end to race.

There is no end to virtue; There is no end to might;
There is no end to wisdom; There is no end to light.
There is no end to union; There is no end to youth;
There is no end to priesthood; There is no end to truth.

There is no end to glory; There is no end to love;
There is no end to being; There is no death above.
There is no end to glory; There is no end to love;
There is no end to being; There is no death above.


Três estrofes de um dos meus hinos favoritos. Sempre que o ouço lembro-me de uma das Virtudes mais importantes, o Conhecimento. É impossível o Homem ser salvo em ignorância, disse Deus uma vez. Devemos procurar sempre conhecer, aprender, e fazê-las através do Estudo e também pela Fé. 
Claro que foco no Conhecimento Espiritual, pois é esse que nos irá guiar para um estado de Felicidade sem igual mas o Conhecimento das coisas do mundo também é bom e deve ser aprendido, também com o mesmo estudo e guiados pela Fé.

Começo pelo Conhecimento terreno. Ele é importante pois irá ensinar-nos como sobreviver, ou melhor, como trabalhar, o que fazer no trabalho, tomar decisões relacionadas com a nossa vida do dia a dia e manter uma conversa (cultura geral). Apesar da sua importância, se não for tratado com cuidado, este tipo de Conhecimento pode se tornar perigoso. Quando começamos a usar deste conhecimento para racionalizar razões para fazer asneiras então este conhecimento foi mau, ou melhor, a aprendizagem dele foi má. Nós teremos sempre o arbítrio, temos sempre a hipótese de escolha, mas o Conhecimento do Mundo está tão bem 'promovido' que as pessoas são capazes de o colocar à frente do Conhecimento Espiritual. Todos nós podemos ver exemplos disso em muitas coisas que não valem a pena enumerar mas quando a Fé dos Homens, ou melhor, quando a Natureza de Deus e de seu Evangelho tem de ser alterada devido às coisas do Mundo e de duas modernices, então alguma coisa está mal. Deus é o mesmo ontem, hoje e Sempre. A Sua Lei será sempre a mesma  e Homem algum poderá a mudar. A ciência do Homem é uma aproximação da realidade, o que ontem era verdade hoje deixou de ser. Quem fala em ciência fala e Filosofias do Homem, que ontem são umas e hoje são outras e vivemos em um Mundo que mais se assemelha a uma onda do mar, que vive de um lado para o outro, ao sabor do vento. 
O Homem deve procurar saber mais, se eu não acredita-se nisso não teria seguido carreira de investigação em ciência - Biofísica. Apenas acho que devemos ter cuidado com as conclusões que tiramos. Devemos ter cuidado com a forma como usamos esse Conhecimento e o aplicamos em nossas Vidas.

O Conhecimento Espiritual já é mais profundo. Este tipo de Conhecimento requer mais Estudo, querer mais prática e, acima de tudo, requer Fé. Este Conhecimento não vem nos livros, bem, tecnicamente existem as escrituras mas eu refiro-me à sua aprendizagem e à forma como se aprende.  Um estudioso pode ler a Bíblia e o Livro de Mórmon de capa a capa e não aprender nada com essas leituras. Há coisas que só se aprendem com o Espírito certo e com a Fé suficiente. Jesus Cristo falava por parábolas e símbolos por uma simples razão, enquanto uns iriam perceber a plenitude de Sua Mensagem, outros iriam ouvir falar de ovelhas e pastores. Com as escrituras é a mesma coisa, uns vão ler uma história de um povo, outros irão ver a Plenitude do Evangelho.  
A aplicação do Conhecimento Espiritual também é diferente. Requer muita prática, o Espírito certo e a Fé para isso. Afinal é a mesma coisa que o estudo..curioso não? Aplicar o Conhecimento Espiritual é uma coisa muito pessoal, o que serve para uns para outros será diferente. Uns vão sentir de uma forma e outros vão sentir de uma outra forma, os chamados espirituais. A aplicação do Conhecimento poderá ser no simples facto de deixarmos uma Mensagem maravilhosa com uma pessoa que a precisava de ouvir e isto não poderia ser feito pelo melhor dos oradores mas apenas por uma pessoa tocada, e inspirada, pelo Santo Espírito.  

Devemos aprender das duas coisas, Espirituais e terrenas. A aprendizagem faz parte do nosso crescimento Espiritual. Apenas devemos ter cuidado com o que aprendemos, ou melhor, devemos saber distinguir o que é bom Conhecimento e o que é mau Conhecimento e isto deve ser feito com ponderação, meditação, Oração e Fé. Não devemos escolher a quem dar ouvidos com o julgamento dos nossos desejos e prazeres mas sim com a ponderação de alguém que deseja algo melhor para si. Alguém que deseja ser melhor. Isto não é fácil hoje em dia, pois há muito ruído, muitas verdades disfarçadas. Mas o nosso Coração sabe o caminho a seguir, apenas temos de dar ouvido àquela voz suave e terna que nos sussurra o Caminho Certo.



Deixo o Hino - If You Could Hie To Kolob - de onde fazem parte aquelas estrofes acima.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Da Virtude IV - A Virtude

Depois de escrever sobre Honestidade, Esperança e Obediência; e depois de ponderar sobre o que deveria falar hoje, decidi falar da Virtude. Talvez este deveria ser o primeiro texto, sobre Virtude, que deveria ter escrito, mas por alguma razão a sequência que segui foi esta.

A Virtude é um padrão de pensamento e conduta, baseada em altos padrões morais. Esta é a definição de dicionário mas, como se aplica na realidade?
Não é fácil ser virtuoso, não é fácil manter padrões morais no Mundo em que vivemos. Um Mundo com tantas distracções, tantas tentações, um Mundo que diz que não faz mal, todos fazem isso, vive a vida e diverte-te,etc.. É muito fácil ceder às tentações do Mundo, a fazer o que os outros fazem para pertencer ao grupo, ceder e ignorar nossos principios morais para subir na carreira ou não ser rejeitados pela sociedade ou até por quem achamos que nos Ama. 

Altos padrões morais protegem-nos, tornam-nos melhores. O problema é que o mundo ensina que altos padrões morais restringem, prendem-nos, tiram-nos a liberdade. Pelo contrário, eu acredito que por me esforçar em ter e manter minha Virtude, eu liberto-me do Mundo.

Somos constantemente atacados, desde as tentações do mundo até aos nossos próprios desejos e pensamentos. Existe uma citação de Gandhi que gosto muito que diz:

   Sempre ter por objectivo a completa harmonia de pensamento, palavra e acção. Procurem sempre purificar os seus pensamentos e tudo ficará bem.

Aquilo que somos começa nos pensamentos. Aquilo que fazemos começa em nossa mente. Podemos dizer que existem coisas que fazemos sem pensar - atitudes que tomamos sem pensar. Isto acontece porque já se tornou automático reagir dessa forma, porque os nossos pensamentos mecanizaram que aquela situação deve ter essa reacção como resposta, por pior que seja. O nosso Ser começa naquilo que pensamos. Se temos maus pensamentos, não digo que seremos más pessoas, mas as nossas acções, se não forem bem pensadas, poderão ocorrer segundo esses maus pensamentos. Um exemplo disso é quando nos encontramos em situações de plena liberdade, imaginem um jogo de computador onde podem fazer o que quiserem, e a maior parte das pessoas desata aos tiros a tudo e todos. Coisa que na realidade não faria talvez devido à lei não o permitir ou às repercussões sociais que esse acto teria. 
A maior parte das nossas acções está restringida pelo facto de nós pensarmos, quase como prioridade,  o que os outros iriam pensar se eu fizesse isto, em vez de terem como prioridade simplesmente não o fazer porque é errado. 

Um exemplo destas situações é quando estamos a discutir com alguém e na nossa mente estamos a torturar essa pessoa - a nossa imaginação é fantástica - mas para o exterior estamos a discutir ou a forçar um sorriso. Imaginem se em vez dessa tortura estivesse um pensamento de calma, de perdão e até paciência para com a outra pessoa? Esse sorriso já não seria forçado mas um sorriso de Paz e até Amor para com a pessoa em causa.

É difícil controlar nossos pensamentos mas é possível. A nossa mente é como uma peça de teatro onde apenas um actor pode estar em palco. Quando o palco está vazio, ele será ocupado pelos pensamentos mais rápidos em momentos de fraqueza, que são os depressivos, aqueles que nos tentam a algo errado, os maus pensamentos. Para treinar a nossa mente devemos ter o palco sempre ocupado com bons pensamentos. Como dizem os psicólogos a quem está deprimido - ocupa a tua mente, arranja um hobbie - eu acrescento que devem decorar frases que vos inspirem, musicas que vos acalmem e animem, memórias muito boas, entre outras coisas boas para evitar a ociosidade e depressão pois, assim, irão ter o palco sempre ocupado e não haverá lugar para o que é mau.

Isto é um processo que pode levar uma vida inteira até atingir o ponto onde só pensamentos Virtuosos acontecem em nossa mente mas, a aprendizagem, o desejo de mudar, de melhorar e a paciência com nós próprios quando falhar-mos, porque vamos falhar, é o segredo para a Virtude, virtude de pensamentos e acções. 
Quando os nossos pensamentos são Virtuosos, as nossas acções irão reflectir isso. Nada será realizado de uma forma forçada, iremos ajudar os outros sem pensar duas vezes, iremos Amar nossos inimigos sem racionalizar razões para discutir, iremos ser uma Luz mais brilhante para os outros. Tudo começa com um simples desejo de ser melhor e forçar nosso Ser a ter a Atitude correcta para seguir esse Caminho.